Monte Carlo (Mônaco) - O norte-americano Taylor Fritz quebrou tabus nesta sexta-feira em Monte Carlo. Em uma apresentação bastante inspirada, ele anulou o grego Stefanos Tsitsipas, gastando apenas 1h10 para derrubar o atual campeão do torneio em sets diretos, com o placar final de 6/2 e 6/4. Esta foi sua primeira vitória sobre um top 10 no saibro em seis jogos.
Além de enfim conseguir sua primeira vitória sobre um top 10 na terra batida, Fritz acabou com um jejum norte-americano de 20 anos na competição ao se garantir na semifinal. O último tenista do país a ir tão longe no torneio foi Vincent Spadea, em 2003, superado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, que depois acabou se sagrando campeão.
Fritz terá pela frente na semi o russo Andrey Rublev, que mais cedo acabou com a festa do alemão Jan-Lennard Struff, triunfando em sets diretos. Será o sétimo duelo entre eles, o primeiro fora das quadras duras. O norte-americano leva vantagem com quatro vitórias em seis jogos.
Campeão do torneio nas últimas duas edições, Tsitsipas chegou para a partida com uma sequência de 12 vitórias seguidas em Monte Carlo, tendo vencido 22 dos últimos 23 sets que disputara. Contudo, ele não conseguiu levar esse grande histórico para quadra e foi dominado por Fritz, venceu apenas 55% dos pontos de saque, anotou mais erros não forçados (7 a 4) e quase metade de winners (11 a 21).
O jogo começou com o norte-americano ditando o ritmo e abrindo 4/0 logo de cara, com duas quebras seguidas. Sem se encontrar em quadra, Tsitsipas não teve muito o que fazer depois dos quatro primeiros games, conseguindo apenas quebrar a sequência do rival ao confirmar seus dois próximos games de saque.
Na segunda parcial a partida ficou mais parelha, mas ainda assim o grego não encontrava brechas. No sétimo game, Fritz anotou a primeira quebra da disputa, que foi prontamente devolvida por Tsitsipas. Só que o norte-americano voltou a bater o saque do rival no nono e sacou em seguida para fechar e garantir a vaga nas semifinais.