Monte Carlo (Mônaco) - Acabou nesta sexta-feira a grande sequência do russo Daniil Medvedev, que havia alcançado as finais dos últimos cinco torneios que disputou. Em sua primeira incursão do ano no saibro, ele não passou das quartas de final no Masters 1000 de Monte Carlo, superado em sets diretos pelo dinamarquês Holger Rune, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h18 de jogo.
Depois de anotar sua décima vitória da carreira contra um top 10, a terceira no saibro, Rune pode ter mais um rival deste nível pela frente na semi, mas para isso precisa que o italiano Jannik Sinner leve a melhor contra o compatriota Lorenzo Musetti na última partida do dia.
Pela segunda vez disputando as quartas de final em um Masters 1000, o dinamarquês acabou faturando o título quando foi tão longe, comemorando o título em Paris no ano passado, quando anotou metade de suas vitórias sobre top 10, batendo cinco em sequência, entre eles o sérvio Novak Djokovic na decisão.
Um pouco desgastado pela batalha com o alemão Alexander Zverev no dia anterior, Medvedev não mostrou a mesma energia e essa pequena queda no nível foi muito bem aproveitada por Rune, que tentou ao máximo cortar o tempo do russo e jogou perto da linha de base o tempo todo, anotando mais bolas vencedoras (17 a 13) e menos erros não forçados (7 a 9).
O primeiro set foi definido no detalhe, com os dois jogadores mostrando grande desempenho com o saque, principalmente Rune, que venceu 77% dos pontos e não cedeu um break-point sequer ao russo. Do outro lado, Medvedev teve 67% de aproveitamento com o serviço, vacilou em apenas um game e levou uma quebra decisiva no quarto.
A partida seguiu próxima na segunda parcial, que novamente acabou se decidindo por uma quebra de diferença apenas. Rune bateu o saque de Medvedev no terceiro game, perdeu o seu logo em seguida no quarto e só foi voltar a ter vantagem na reta final, quebrando no nono para servir em seguida para fechar.