Notícias | Dia a dia
Rybakina confirma, Garcia vence batalha de 3h26
14/04/2023 às 16h47

Rybakina é o principal nome do confronto diante da Polônia em Astana

Foto: ITF

Astana (Cazaquistão) - Principal nome do confronto entre Cazaquistão e Polônia pela fase qualificatória da Billie Jean King Cup, Elena Rybakina confirmou o favoritismo nesta sexta-feira e ajudou o time da casa a abrir 2 a 0 na série disputada em quadra de saibro em Astana. Lembrando que a equipe polonesa não conta com a número 1 do mundo Iga Swiatek.

Sétima do ranking e atual campeã de Wimbledon, Rybakina venceu Weronika Falkowska, 253ª colocada, por 6/3 e 6/4. No outro jogo da rodada, a 45ª do ranking Yulia Putintseva passou pela 19ª do mundo Magda Linette por 7/5 e 6/3. A rodada de sábado começa com Rybakina e Linette. O time cazaque precisa de apenas mais uma vitória para se classificar para a fase final da competição, que acontece em novembro.

Outra top 10 em quadra nesta sexta-feira foi Caroline Garcia. A francesa precisou de três tiebreaks e 3h26 para vencer a britânica Katie Boulter, 154ª colocada, com as parciais de 6/7 (2-7), 7/6 (7-4) e 7/6 (7-2), na quadra dura e coberta em Coventry.

"Foi uma partida louca, com 3h30 ou algo assim. Isso é muito raro numa partida de três sets”, disse Garcia. "Foram muitos altos e baixos e os três tiebreaks mostram como a partida foi apertada. Katie jogou um tênis incrível. Ela é uma ótima jogadora e tenho certeza que ela conseguir grandes feitos. Eu tive que lutar. E alguns pontos aqui ou ali decidiram o jogo".

Depois de ter cometido erros e duplas faltas no primeiro tiebreak, sofrendo com as devoluções agressivas da rival, a francesa foi mais eficiente nas duas outras parciais e venceu por . Garcia chegou a disparar 16 aces, mas cometeu 7 duplas faltas. O jogo teve três quebras para cada lado e 25 break-points disputados.

A segunda vitória francesa no dia também veio com tiebreaks, Alizé Cornet derrotou Harriet Dart por 7/6 (8-6) e 7/6 (7-3), ampliando a vantagem para 2 a 0. Existe a chance de as visitantes apostarem em Caroline Garcia e Kristina Mladenovic para um eventual quinto jogo nas duplas. Clara Burel completa o time. Entre as britânicas, as demais opções são a experiente Heather Watson e as duplistas Alicia Barnett e Olivia Nicholls.

Tchecas, espanholas, italianas e eslovenas abrem 2 a 0
O duelo entre Ucrânia e República Tcheca está sendo disputado no saibro de Antalya, na Turquia, e as tchecas estão em vantagem. A canhota Marketa Vondrousova venceu Marta Kostyuk por 6/2 e 6/1. E na sequência, Barbora Krejcikova superou Katarina Zavatska por 6/4 e 6/3. O time ucraniano ainda tem Dayana Yastremska e Lyudmyla Kichenok, enquanto a equipe tcheca ainda terá Karolina Muchova e as jovens Linda Noskova e Sara Bejlek.

Também no saibro, a Espanha abriu 2 a 0 contra o México. Sara Sorribes derrotou Fernanda Contreras por duplo 6/0, e depois Nuria Parrizas-Diaz venceu Renata Zarazua por 6/4 e 6/3. Também no saibro, a Romênia fez 2 a 0 contra a Eslovênia fora de casa. Ana Bogdan venceu Kaja Juvan por 3/6, 6/3 e 6/4. E depois, Jaqueline Cristian passou por Tamara Zidansek com parciais de 6/1, 4/6 e 6/3.

Já nas quadras duras e cobertas de Bratislava, a Itália abriu 2 a 0 contra a Eslováquia. Camila Giorgi venceu Anna Schmiedlova por 6/2 e 6/3, e na sequência a canhota Martina Trevisan derrotou Viktoria Hruncakova por 7/6 (11-9) e 6/3.

Comentários