Notícias | Dia a dia
Bia perde em duelo de 3 horas e Alemanha vira
15/04/2023 às 12h08

Stuttgart (Alemanha) - O tênis brasileiro sofreu uma dura derrota neste sábado na abertura do segundo dia de disputa contra a Alemanha, que vale inédita vaga na fase final da BJK Cup. Beatriz Haddad Maia chegou a sacar para o primeiro set, não sustentou a vantagem e acabou superada pela alemã Jule Niemeier, por 7/6 (7-3), 3/6 e 6/2, em jogo de 2h55.

Com o resultado, a Alemanha vira o placar e assume a liderança do confronto por 2 a 1, já que Bia havia ganhado o confronto de sexta-feira e depois Tatjana Maria chegou ao empate em cima de Laura Pigossi. Caberá agora à própria Pigossi manter a chance nacional viva no saibro coberto de Stuttgart. Ela enfrenta Anna-Lena Friedsam na sequência e, em caso de vitória, forçará a decisão do duelo na partida de duplas.

Niemeier foi escalada dentro do tempo regulamentar para alterações e assim o capitão Rainer Schuettler optou por retirar a cansada Maria. Aos 23 anos e atual 65ª do ranking, Niemeier fez quartas de final em Wimbledon no ano passado, mas não vem bem em 2023, com apenas duas vitórias e seis derrotas seguidas no circuito tradicional. Bia havia vencido o único duelo entre elas há três anos, em Portugal.

Bia sofreu sua 11ª derrota em 37 partidas feitas pela Billie Jean King Cup, sendo 9 em 25 de simples. Ela é a terceira brasileiras com mais vitórias no total, ao lado de Teliana Pereira. A recordista é Patrícia Medrado, com 30, seguida pelas 27 de Nanda Alves.

Primeiro set desperdiçado
Diante de uma adversária que também prefere bater pesado da base, Bia viveu um primeiro set com alternâncias de domínio. A brasileira começou melhor diante da evidente falta de adaptação de Niemeier, mas após um longo game, em que houve discussão com o árbitro devido a um 'foot-fault' e muita luta para salvar break-points, acabou cedendo o empate e em seguida a virada.

A alemã havia ganhado confiança e assim forçava mais o jogo. Momento delicado veio para Bia no 4/5, quando precisou encarar 40-40. Aí sacou muito: ace e em seguida um serviço muito aberto. Novamente dominante, fez ótimas devoluções para quebrar, ir a 6/5 e então fez 30-0 antes de escolher dois 'saque-voleio' seguidos. Falhou, permitiu nova igualdade e o tiebreak. No desempate, Niemeier foi muito mais consistente. De seu total de 29 erros, Bia cometeu três no game decisivo.

Reação e vacilo
Bia correu sério risco de perder o saque logo no game de abertura do segundo set, mas sustentou o serviço com duas bolas forçadas. A partir daí, as sacadores não levaram sustos. Até que Niemeier fez 30-0 no oitavo game e perdeu a precisão no primeiro saque. A brasileira forçou as devoluções e aproveitou o segundo break-point. Na hora de fechar, Bia saiu de 0-30 e ainda evitou um break-point com bola muito precisa e por fim concluiu o set com winner de forehand impecável.

Bia no entanto vacilou de novo no serviço e, apesar de salvar o primeiro break-point com bolas muito profundas, mandou bola na rede no segundo momento de pressão. Niemeier foi a 3/0, mas a brasileira continuou acreditando. Fez um ótimo game de serviço e então foi magnífica nas devoluções para devolver a quebra. Inabalável, a alemã foi muito agressiva mesmo com bons serviços da brasileira e de novo ficou à frente, agora com 4/2. E ainda evitou 15-40 em seguida sem medo de aprofundar os golpes. No game derradeiro, Bia começou bem mas de novo o backhand falhou.

A estatística oficial apontou 63 erros não forçados para a 14ª do mundo e 69 da adversária. Os winners foram bem mais baixos: apenas 18 de Bia contra 31 da alemã.

Alemanha invicta contra o Brasil
Esta é a segunda vez que o Brasil tenta avançar à fase decisiva da Billie Jean King Cup. Há três anos, no saibro de Florianópolis, perdeu para a própria Alemanha, país que venceu todos os quatro duelos já feitos na competição diante do Brasil. Em novembro, o time nacional venceu a Argentina fora de casa e ganhou pela primeira vez um duelo de cinco jogos na competição

O Brasil pode ser o primeiro país sul-americano a disputar a fase final da BJK Cup. Em caso de derrota neste sábado, disputará um 'playoff' em novembro contra um país vindo do Grupo I e assim tentar a permanência no qualificatório de 2024.

Comentários