Notícias | Dia a dia
Rublev vira e faz segunda final em Monte Carlo
15/04/2023 às 13h05

Monte Carlo (Mônaco) - O russo Andrey Rublev conquistou sua segunda chance de vencer o Masters 1000 de Monte Carlo. Ainda sem troféus desse quilate nas duas tentativas anteriores, ele conseguiu virar em cima do norte-americano Taylor Fritz, por 5/7, 6/1 e 6/3. O terceiro set teve longa interrupção pela chuva depois do quinto game.

Rublev atinge assim sua terceira final de nível 1000 e vai novamente em busca do título em Monte Carlo, onde perdeu a final de 2021 para Stefanos Tsitsipas. Ele também decidiu Cincinnati naquela temporada, superado então por Alexander Zverev.

Ele também está na 19ª final da carreira, com 12 sucessos até agora, e a sexta sobre o saibro, onde ganhou três vezes.

Fritz entrou em quadra com 4 a 2 no histórico contra Rublev, porém sempre sobre o piso sintético, e tentava se tornar o primeiro norte-americano na final do torneio desde Aaron Krickstein em 1992. O último tenista de seu país a ganhar o torneio foi na era amadora: Hugh Stewart, em 1956, e o último a decidir um Masters no saibro foi Andre Agassi, em Roma de 2002.

Rublev perde chances
Com o piso pesado e por vezes uma leve garoa, era de se esperar que Rublev levasse vantagem no primeiro set. E por três vezes o russo esteve à frente. Obteve quebra logo no game inicial, mas cedeu empate no 2/2 com bons lances de Fritz, e voltou a ter vantagem em seguida, com 3/2, porém outra vez não sustentou.

A chance mais preciosa veio com a quebra no nono game que permitiu a Rublev sacar para o set, mas faltaram primeiro saque e calma. Para piorar, Fritz fez um ótimo game de devolução para fechar e deixou o adversário muito irritado com tanta chance perdida.

Reação imediata
Rublev voltou para o segundo set bem mais consistente e parou de desperdiçar as oportunidades. Contou ainda com aproveitamento baixo de primeiro saque de Fritz, que encaixou apenas 41% das tentativas, e com isso o russo dominou a base, obtendo nada menos que três quebras e só permitindo dois break-points, quando já tinha no entanto 5/1. Rublev anotou 11 winners contra 4 e cometeu apenas 5 erros não forçados.

O set decisivo começou melhor para Fritz, que chegou a abrir 2/1 e saque a favor, mas não sustentou e permtiu de Rublev, que virou para 3/2 antes que a chuva chegasse com força. No retorno, com condições muito lentas, Fritz foi quebrado imediatamente e o máximo que conseguiu foi evitar dois match-points no oitavo game.

Comentários