Notícias | Dia a dia
EUA e Canadá garantem vaga na final da BJK Cup
16/04/2023 às 01h01

Londres (Inglaterra) - O forte time americano não teve dificuldade para confirmar seu favoritismo no piso sintético de Delray Beach e assim avançar para a fase final da Billie Jean King Cup, que reunirá 12 países em novembro para a disputa do título de 2023.

Depois de abrir 2 a 0 na sexta, o time americano concluiu a tarefa com Jessica Pegula, ao vencer com facilidade Julia Grabher, por 6/1 e 6/3. Coco Gauff foi poupada das simples e entrou nas duplas com Caty McNally e fechou a festa com 6/1 e 6/4 em mcima de Melanie Klaffner e Sinja Kraus.

Mesmo jogando em casa, na quadra sintética coberta de Vancouver, o Canadá teve grande dificuldade diante da Bélgica e só se garantiu no jogo de duplas. Leylah Fernandes arrancou dura virada sobre Ysaline Bonaventure, por 4/6, 7/5 e 6/2, mas Greet Minnen causou novo empate ao vencer Katherine Sebov, por 6/2, 3/6 e 6/3. Atuação muito firme de Gabriela Dabrowski marcou o ponto decisivo. Ela e Fernandez bateram Minnen e Kirsten Flipkens, parciais de 6/1 e 6/2.

Outras que precisaram do jogo derradeiro foram as italianas. A Eslováquia saiu atrás na sexta, mas reagiu nos dois jogos de simples deste sábado, no sintético coberto da Bratislava. Anna Schmiedlova ganhou de Jasmine Paolini, por 6/1, 4/6 e 6/4, e Viktoria Hruncakova superou Elisabetta Cocciaretto, 6/3 e 7/6 (7-2). Por fim, Cocciaretto se juntou a Martina Trevisan para difícil vitória em cima de Viktoria Hruncakova e Tereza Mihalikova, placar de 6/4, 4/6 e 7/5.

A última das nove vagas do qualificatório será conhecida apenas neste domingo. Eslovênia e Romênia empatam por 2 a 2 sobre o saibro de Koper, já que Tamara Zidansek e Kaja Juvan venceram as duplas simples de sábado. Zidansek venceu Ana Bogdan, 3/6, 7/6 (7-4) e 7/5, e Juvan passou por Jaqueline Cristian, 6/2 e 6/4. A dupla decisiva estava empatada por 3/3 quando a chuva paralisou o jogo de Juvan/Zidansek contra Irina Bara e Monica Niculesco.

Os outros cinco países garantidos na fase final através do quali foram Alemanha, Cazaquistão, França e Espanha. Por serem a atual campeã e vice, Suíça e Austrália estão garantidas. A ITF anunciará a sede e o 12º participante em breve.

Comentários