Monte Carlo (Mônaco) - Dois anos e três tentativas depois, enfim o russo Andrey Rublev ergueu seu primeiro troféu de nível 1000. Com a segunda virada seguida e a terceira na semana, ele superou o jovem dinamarquês Holger Rune na decisão de Monte Carlo, mesmo lugar onde havia perdido a primeira chance em 2021, com parciais de 5/7, 6/2 e 7/5. Rune chegou a liderar o terceiro set por 4/1 e ainda teve bola para 5/1.
Aos 25 anos, Rublev chega ao 13º título de primeira linha da carreira em 19 finais disputadas e ao quarto sobre o saibro, o que lhe valeu também 892 mil euros de prêmio. Há dois anos, ele perdeu para Stefanos Tsitsipas em Monte Carlo e, três meses depois, também foi batido por Alexander Zverev na decisão de Cincinnati. Seus principais troféus até então eram os cinco de nível 500.
Com a conquista inédita, o russo permanecerá no sexto lugar do ranking, mas a posição estará em risco na próxima semana, quando ele defende o título de Belgrado do ano passado sobre o saibro bósnio de Banja Luka. Ele tem agora 21 vitórias em 50 jogos diante de adversários top 10, com 6 em 11 sobre o saibro.
Rune por sua vez perdeu a chance de levantar seu segundo Masters, após o histórico título de Paris no ano passado, e o quatro troféu da carreira. Aos 19 anos, ele procurava ser o primeiro adolescente desde Rafael Nadal em 2006 a ganhar no Principado. Depois de tirar Daniil Medvedev e Jannik Sinner, ele terá seu mais alto ranking nesta segunda-feira, com o sétimo lugar.
Playing with a smile 😄@holgerrune2003 #RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/nIDEh533OI
— Tennis TV (@TennisTV) April 16, 2023
Curtinhas e nervosismo
O jogo começou com Rublev nervoso e Rune aplicado nas deixadinhas, o que acabou se tornando uma constante na partida. Cada um escapou de break-points nos games iniciais, até que Rublev sacou mal e cedeu 0-40 e a quebra. Mas Rune jogou de forma precipitada na hora de confirmar a vantagem e, mesmo salvando quatro break-points, acabou permitindo o empate.
Rublev teve chance preciosa no nono game, quando chegou a nova chance de quebra, e se perdeu na hora de levar ao tiebreak, irritando-se em hora errada com um lance de aparente sorte do dinamarquês. Nenhum dos dois sacou bem - 49% e 48% de primeiro saque -, ambos anotaram 11 winners e Rune errou um pouco por se mostrar mais arrojado, com 19 contra 12.
O russo saiu muito forte no segundo set, obteve 2/0 e teve chance incrível de nova quebra, com um forehand fácil na mão. Rune jogava de forma apressada, mas não apenas se salvou como ainda empatou no game seguinte, com ótima movimentação no fundo de quadra. Outra vez no entanto fez escolhas erradas e aí abriu caminho para cinco games consecutivos do adversário. Os dois novamente não sacaram com qualidade - 52% e 50% de acerto -, mas Rublev fez mais winners (11 a 7) e muito menos erros (4 a 11).
You know your shot was elite when you get the Royal Seal of Approval 👑@AndreyRublev97 #RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/LiWMaKuVMC
— Tennis TV (@TennisTV) April 16, 2023
Final emocionante
Em outra prova de cabeça muito firme, Rune esqueceu rapidamente do insucesso e começou de forma agressiva o terceiro set, abrindo 3/0 com paciência nas trocas até a bola mais apropriada. Passou tremendo sufoco num longo quinto game, evitando dois break-points, num momento que os dois mostravam pernas mais lentas, e ficou a um ponto de abrir 5/1.
Rublev lutou demais e foi recompensado com péssimo game de serviço e três erros não forçados, que lhe deram sobrevida. Com 5/5, Rune errou dois smashes seguidos após grandes defesas do adversário, chamou o público mas cometeu dupla falta para permitir 6/5 e saque para o russo, que mostrou grande controle e se jogou ao chão ao enfim realizar seu sonho.
Esta foi a segunda vitória seguida de Rublev sobre Rune. O dinamarquês ganhou o primeiro confronto rumo a seu título em Bercy em novembro, mas o russo levou a melhor em cinco sets no recente Australian Open, onde salvou dois match-points.
MONTE RUBLO 🏆🇲🇨@AndreyRublev97 fights back from the brink to claim his MAIDEN MASTERS 1000 TITLE!!#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/oI8KlnEYqf
— Tennis TV (@TennisTV) April 16, 2023