Notícias | Dia a dia
Rublev afirma que a chave foi acreditar até o fim
16/04/2023 às 19h23

Monte Carlo (Mônaco) - Quando Holger Rune teve break-point já com uma quebra de vantagem no terceiro set, parecia muito difícil evitar que o dinamarquês conquistasse seu segundo troféu de nível Masters 1000 e que o sonho de Andrey Rublev estaria adiado mais uma vez. O russo no entanto não desistiu e conseguiu reação espetacular e a virada completa para faturar no saibro de Monte Carlo.

"Fui às lágrimas", revelou Rublev, que se jogou no piso de saibro após o ace que finalizou a partida, com o rosto coberto. "Nem sei exatamente o que dizer, só sei que estou muito feliz. Tenho me esforçado muito para ganhar um Masters 1000", afirmou ele, que havia perdido em Monte Carlo e em Cincinnati em 2021.

Ele destacou a mudança de postura quando viu Rune abrir 4/1 no terceiro set e decidiu desta vez não baixar a cabeça. "As outras duas finais que fiz eu não estava preparado mentalmente", contou. "Eu não acreditava na vitória e isso me jogava para baixo. Desta vez, eu quis me dar mais uma chance, tentar até o fim".

E segundo Rublev, essa postura foi decisiva. "Estava 1/4 e 0-30, salvei break-point, parecia que não havia mais como ganhar. Mas disse a mim mesmo: 'ok, se você vai perder, ao menos acredite até o fim'. E foi isso o que aconteceu. Apareceu uma chance de me recuperar e ao final eu consegui".

Mesmo com a natural pressão do momento, Rublev mostrou frieza no game derradeiro de saque e finalizou com um ace. "Quando fui para o game final, tudo o que eu queria era chegar no 40-0. E aí apenas disse a mim mesmo: 'Não pense, apenas vai com tudo'. E deu certo".

O número 6 do ranking garante que nunca se frustrou depois de ter perdido as duas primeiras chances de ganhar um Masters. "Sabia que, seu eu fizesse as coisas certas dentro e fora da quadra, treinasse com firmeza, me daria chances de ganhar os grandes títulos. Claro que não sabia quando iria acontecer, se o ano passado ou neste ou daqui a dois. Por isso, não esperava realmente que o troféu chegasse nesta semana. Fui jogo por jogo".

Desde o início da temporada de 2022, Rublev foi o sexto ganhador inédito de torneios de nível Masters, juntando-se a Taylor Fritz, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño, Borna Coric e Holger Rune.

Comentários