Banja Luka (Bósnia e Herzegovina) - Menos de dois meses depois de se tornar o primeiro tenista de seu país a disputar uma chave principal de ATP, o jordaniano de 19 anos Abdullah Shelbayh voltou a fazer história no circuito profissional ao marcar uma vitória inédita em torneios desse nível. Vindo do quali no 250 de Banja Luka, ele superou nesta terça-feira o sueco Elias Ymer por 6/1 e 7/5 em apenas 1h31 de partida.
Shelbayh tem quebrado algumas barreiras no tênis profissional neste início de temporada, tornando-se o primeiro jordaniano a alcançar uma final de challenger, em Manama, no Bahrein, e também ao disputar o ATP 250 de Doha, como convidado.
Canhoto, ele treina desde 2018 na academia de Rafael Nadal e se destacou no torneio juvenil de Wimbledon de 2021, ao avançar uma rodada em simples e chegar à final de duplas. Na época, tornou-se o primeiro tenista de seu país a vencer um jogo de Grand Slam, considerando juvenis e profissionais.
"Infelizmente, a Jordânia não é um país conhecido pelo tênis. Espero que um dia se torne um desses países. É uma conquista para mim, mas também não tivemos muitos jogadores antes de mim para ter essa oportunidade", disse Shelbayh, em entrevista ao site da ATP. "Represento meu país em todos os torneios que jogo, é uma honra para mim".
"Este torneio é ainda mais especial porque não foi por convite. Eu me classifiquei e tive que vencer algumas partidas antes de vencer a de hoje", comenta o tenista, que conseguiu uma vaga de última hora, e originalmente tentaria o quali de Barcelona. "Não esperava jogar este torneio. Eu já estava treinando em Barcelona, quando recebi a notícia de que estava a uma desistência de jogar aqui. Precisava que o [Norbert] Gombos vencesse uma semifinal de challenger, e ele ganhou. Peguei um voo para Zagreb e dirigi por 2h até chegar aqui".
Salto no ranking após bom torneio no saibro
Depois de ter iniciado a temporada apenas no 470º lugar do ranking, Shelbayh já aparece na 267ª posição. E a campanha em Banja Luka, onde também superou o húngaro Fabian Marozsan e o eslovaco Lukas Klein durante o quali, já faz com que chegue ao grupo dos 240 melhores. Se ele vencer mais uma, irá se aproximar da 220ª posição. Seu próximo adversário será o sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça 4 do torneio e 33º do mundo.
Ainda nesta terça-feira, o cabeça 7 francês Richard Gasquet venceu o croata vindo do quali Dino Prizmic por 6/3 e 6/1. Seu próximo rival pode ser o bósnio Damir Dzumhur ou o lucky-loser britânico Liam Broady. Já o também francês Gregoire Barrere vencia o convidado sérvio Hamad Medjedovic por 7/6 (8-6), mas a partida foi suspensa no primeiro game do segundo set, por conta da chuva. O vencedor enfrentará o sérvio Dusan Lajovic, que bateu o compatriota Filip Krajinovic por 6/2, 4/6 e 6/4.