Notícias | Dia a dia
Alcaraz dribla vento e muitos erros para avançar
21/04/2023 às 13h26

Barcelona (Espanha) - Em outro dia em que precisou lidar com o vento e com seus erros, o número 2 do mundo Carlos Alcaraz justificou seu favoritismo diante do compatriota Alejandro Davidovich Fokina e avançou para as semifinais do ATP 500 de Barcelona, onde defende seu título. Agressivo o tempo todo, o cabeça 1 marcou as parciais de 7/6 (7-5) e 6/4.

A próxima barreira para o terceiro troféu da temporada sai do duelo de encerramento da rodada, a ser disputado entre o especialista argentino Francisco Cerúndolo e o já veterano britânico Daniel Evans. O único duelo e derrota contra Cerúdolo aconteceu numa semifinal de 'future' em 2019, enquanto Evans foi batido em Viena de 2021 em sets rápidos.

Campeão em Buenos Aires e Indian Wells nesta temporada, Alcaraz já soma 21 vitórias em 23 possíveis e só perdeu um de 11 jogos sobre o saibro, na final do Rio Open para Cameron Norrie. Este é seu primeiro torneio sobre a terra batida europeia, já que decidiu não competir em Monte Carlo.

Para superar os golpes pesados de Davidovich e ganhar o nono duelo contra espanhóis em 10 realizados desde janeiro de 2022 - perdeu apenas para Rafael Nadal em Indian Wells do ano passado -, Alcaraz precisou se esforçar ao longo do primeiro set. Ele começou o jogo com quebra, mas cedeu empate num sexto game muito irregular e voltou a quebrar em seguida, desta vez com altos e baixos do adversário. Com 5/4 e saque, Alcaraz fez escolhas ruins e encarou grandes devoluções de Davidovich, que virou então para 6/5 e ameaçou muito num longo 12º game. Também ficou à frente no tiebreak, com 3-1, 4-3 e saque e mais tarde 5-4, porém faltou precisão.

Havia clara dificuldade para os tenistas conforme o lado em que estavam em quadra, devido às rajadas fortes de vento. O segundo set manteve-se muito aberto. Davidovich desperdiçou quatro chances no terceiro game e cedeu o serviço em seguida, em momentos muito disputados da partida. Conseguiu ainda reagir e empatar no sexto game e por fim cedeu à pressão no finalzinho.

Esta foi a sexta vez consecutiva que dois espanhóis duelaram nas quartas de final de Barcelona e a 28ª nas últimas 29 edições, ou seja, desde 1994.

Comentários