Florianópolis (SC) - Em uma final com quatro brasileiros em quadra, o catarinense Pedro Boscardin e o paulista Gustavo Heide conquistaram o título do challenger de Florianópolis na manhã deste sábado, em quadra de saibro Lagoa Iate Clube. Eles venceram o confornto contra Christian Oliveira e Pedro Sakamoto por 6/2 e 7/5.
Este é o segundo título de challenger para ambos os brasileiros. Pedro Boscardin, de 20 anos, havia vencido em março um torneio em Santiago, ao lado de João Lucas Reis. Já Gustavo Heide, de 21 anos, venceu o challenger de Brasília em 2021, junto de Mateus Alves. O paulista tem mais três ITFs e o catarinense venceu outros dois.
Já temos os primeiros campeões do ENGIE Open!⚡️🎾
— CBT (@cbtenis) April 22, 2023
Pedro Boscardin e Gustavo Heide conquistam o título do ATP Challenger 75 pelas duplas
Na final 100% brasileira 🇧🇷, os jovens tenistas superaram Pedro Sakamoto e Christian Oliveira poe 6/2 7/5 pic.twitter.com/oGNlVUH7p1
Os campeões de duplas em Florianópolis recebem 75 pontos na ATP e dividem um prêmio de US$ 4.645. Boscardin é o 410º colocado no ranking de duplas, enquanto Heide aparece na 578ª posição. Em simples, o catarinense está no 352º lugar e o paulista aparece na 439ª colocação.
Paulista de 29 anos, Pedro Sakamoto era o mais experiente entre os quatro brasileiros finalistas. Ele tem 13 profissionais de duplas no circuito, mas ainda busca seu primeiro challenger na carreira. Seu parceiro, Oliveira, também mira a maior conquista da carreira, aos 23 anos. O carioca tem apenas um título de ITF, conquistado em 2019 na Turquia. Eles recebem 50 pontos no ranking e US$ 2.700.
Principal favorito elimina Eduardo Ribeiro. Torneio terá final chilena.
O melhor resultado de um brasileiro em simples no torneio foi o de Eduardo Ribeiro. Depois de três vitórias na semana, o gaúcho de 25 anos e 389º do ranking foi superado na semifinal do torneio pelo chileno Tomas Barrios Vera, principal cabeça de chave e 149º colocado, que marcou as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h47 de partida.
Ribeiro fez sua melhor campanha em challenger na carreira e vai receber 30 pontos na ATP. Ele certamente terá seu recorde pessoal no ranking na próxima semana, ficando entre os 340 melhores do mundo. O adversário de Barrios Vera na final de domingo às 10h30 (de Brasília) será o também chileno Alejandro Tabilo, 176º colocado, que venceu o libanês Benjamin Hassan por 6/4, 4/6 e 6/3. Barrios venceu os três duelos anteriores, um no quali do Rio Open e dois em nível ITF.