Madri (Espanha) - A norte-americana Coco Gauff e a grega Maria Sakkari conseguiram fazer valer o favoritismo e estrearam com vitória na disputa do WTA 1000 de Madri nesta quinta-feira. Contudo, quem não teve a mesma sorte foi a tcheca Petra Kvitova, três vezes campeã do torneio (2011, 2015 e 2018), que acabou eliminada logo de cara.
Cabeça de chave número 10, a canhota tcheca foi superada pela alemã Jule Niemeier em sets diretos, com placar final de 7/6 (11-9) e 6/1. Classificada para a terceira rodada, a algoz de Kvitova terá agora pela frente a vencedora do confronto entre a belga Elise Mertens e a canadense Rebecca Marino.
Sexta pré-classificada, Gauff levou um pequeno susto da tenista da casa Irene Escorihuela, que vinha embalada após furar o quali e chegou a abrir 4/2 no primeiro set, mas depois disso venceu somente mais um game em todo o restante da partida e viu a rival triunfar com parciais de 6/4 e 6/1. A norte-americana pega agora Elisabetta Cocchiaretto ou Paula Badosa.
Também em dois sets aconteceu a vitória da grega Maria Sakkari, que enfrentou outra jogadora vinda do quali, a holandesa Arantxa Rus, batendo a adversária com duplo 6/4. Na terceira rodada, a nona favorita medirá forças com a convidada da casa Rebeka Masarova, responsável pela eliminação da croata Donna Vekic com placar final de 6/1 e 7/6 (7-5).
A russa Liudmila Samsonova foi mais uma favorita que avançou, fazendo valer a condição de cabeça de chave 14 para bater a belga Maryna Zanevska por 6/2 e 6/3. Ela terá pela frente a letã Jelena Ostapenko, 19ª pré-classificada, que superou a tcheca Linda Fruhvirtova com autoridade, marcando parciais de 6/0 e 6/3 sobre a jovem oponente.