Notícias | Dia a dia
Tsitsipas vira no sufoco e prolonga jejum de Thiem
29/04/2023 às 17h32

Madri (Espanha) - Depois de sair um set atrás e ver o adversário abrir 3-1 no tiebreak decisivo, o grego Stefanos Tsitsipas ainda conseguiu reagir e avançar à terceira rodada do Masters 1000 de Madri. A vitória suada sobre o austríaco Dominic Thiem foi com o placar de 3/6, 6/1 e 7/6 (7-5), após 2h19.

Thiem, que com muito esforço enfim voltou a figurar entre os 100 primeiros do ranking nesta semana, ampliou para 10 seu jejum de vitórias sobre adversários de nível top 10. A última vitória foi sobre Novak Djokovic, na semifinal do Finals de 2020. Sobre o saibro, ele não vence desde a semi de 2019 em Roland Garros, também sobre o sérvio.

Finalista do torneio em 2019, Tsitsipas enfrentará agora o argentino Sebastian Baez, um dos jogadores mais baixos do circuito e verdadeiro especialista no saibro. O cabeça 25 também vem de virada em cima do norte-americano Marcos Giron, por 3/6, 6/3 e 6/4. No único duelo entre eles, o grego venceu em quatro duros sets no Australian Open do ano passado.

Apesar da boa atuação no primeiro set, em que se mostrou firme no saque e mais sólido na base, Thiem passou a cometer muitos erros com o forehand, a ponto de somar 23 de suas 34 falhas totais na partida com esse golpe.

O terceiro set viu chance dos dois lados, com Tsitsipas desperdiçando break-point no terceiro game e principalmente outras cinco chances que lhe daria 6/5 e saque. Thiem lutou muito e abriu vantagem no tiebreak, mas dois erros custaram virada de 1-3 para 5-3 e, apesar de o grego não aproveitar o match-point com seu saque, acabou vencendo na troca de bola.

Esta foi a quarta vitória de Tsitsipas em nove duelos já feitos contra Thiem, a quem considera um bom amigo, e a segunda em três jogos sobre o saibro. O austríaco foi finalista de Madri por duas vezes, em 2017 e 18. O grego tem agora sete vitórias e duas derrotas sobre o saibro europeu, com quartas em Monte Carlo e final em Barcelona. Ele defende a semi do ano passado em Madri, ao ser batido por Alexander Zverev.

Comentários