Madri (Espanha) - O reencontro entre os dois finalistas do ano passado no saibro veloz de Madri está garantido. Depois que Alexander Zverev passeou no começo da rodada, coube ao número 2 do mundo Carlos Alcaraz confirmar o favoritismo em cima do búlgaro Grigor Dimitrov, o que ele fez com algum trabalho e parciais de 6/2 e 7/5.
Alcaraz tem apenas uma vitória nos quatro duelos feitos entre eles, justamente no jogo que valeu o título do ano passado na Caixa Mágica, então por fáceis 6/3 e 6/1. O alemão havia ganhado os dois duelos de 2021 nos pisos sintéticos de Acapulco e Viena e depois de Madri fez um jogo inesquecível em Roland Garros, em que venceu em quatro sets de muita qualidade.
Alcaraz is tennis. Tennis is Alcaraz. ✨@carlosalcaraz #MMOpen pic.twitter.com/1hJjbC1fmB
— Tennis TV (@TennisTV) April 30, 2023
Com três títulos já em 2023, Alcaraz chega a 25 vitórias em 27 possíveis, com 15 em 16 sobre o saibro. No ano passado, ele se tornou o mais jovem campeão na história do torneio, então aos 19 anos, já com vaga no top 10. Ele ainda tem 17 vitórias seguidas jogando em torneios no saibro espanhol, já que é bicampeão de Barcelona.
O plano de Alcaraz foi sacar a maior parte do tempo no centro da quadra e isso confundiu muito a devolução de Dimitrov. O búlgaro cometeu erro capital ao perder o saque logo no game inicial da partida, o que deu obviamente muita confiança ao adversário. Alcaraz ainda desperdiçou dois break-points no 15-40 do terceiro game, mas foi firme na nova chance que abriu no sétimo.
Dimitrov começou muito melhor o segundo set, falhando menos nas trocas de base e optando de vez por estilo mais agressivo, o que obrigava Alcaraz a fazer defesas espetaculares. Com isso, chegou a ter 4/2 e saque, mas sentiu o momento e cedeu empate. Alcaraz se saiu bem na pressão do 4/5 e aí ganhou os três games seguintes, realizando mais alguns lances notáveis, como um voleio entre as pernas, que foi para fora, e deixadinha indefensável na hora de fechar.