Madri (Espanha) - A inédita parceria de Beatriz Haddad Maia com Victoria Azarenka conseguiu mais uma vitória no saibro de Madri e garantiu vaga na final do WTA 1000 da capital espanhola. Bia e Azarenka superaram duas canhotas na semifinal desta sexta-feira, a canadense Leylah Fernandez e a norte-americana Taylor Townsend, por 6/4, 0/6 e 10-6.
Paulista de 26 anos e número 1 do Brasil nos rankings de simples e duplas, Bia tenta conquistar seu primeiro WTA 1000 da carreira. Ano passado, ela já havia disputado uma final de simples em Toronto, além de ter sido vice-campeã de duplas em Guadalajara, com a cazaque Anna Danilina. Já na atual temporada, foi vice de Indian Wells, ao lado da experiente alemã Laura Siegemund.
Bia é a 20ª colocada no ranking de duplas e pode até chegar ao top 10 em caso de título. Ela tem quatro conquistas em duplas no circuito da WTA. Já Azarenka, de 33 anos e ex-número 1 do mundo, acumula nove títulos de duplas. As adversárias na final do próximo domingo às 10h30 (de Brasília) serão as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, principais cabeças de chave em Madri e que já têm cinco títulos juntas, incluindo três WTA 1000.
O título de duplas em Madri vale mil pontos na WTA e um prêmio em dinheiro de 382.420 euros, a ser dividido entre as campeãs. Já as duas outras finalistas ganham 650 pontos e a premiação de 202.850 euros.
One step to the 🏆
— #MMOPEN (@MutuaMadridOpen) May 5, 2023
Azarenka/Haddad Maia defeat Fernandez/Townsend 6-4, 0-6, 10-6 to reach the #MMOPEN final.
They'll face Gauff/Pegula in the championship match on Sunday. pic.twitter.com/065hh6BJCq
O início de partida foi difícil para Bia e Azarenka, que sofreram duas quebras consecutivas e saíram perdendo por 3/0. Elas diminuíram a diferença, depois de quebrarem o serviço de Taylor Towsend. Mais jovem entre as quatro jogadoras em quadra, Leylah Fernandez cometeu duplas faltas e erros em momentos importantes do set. Assim, a canadense também teve o serviço quebrado e permitiu o empate.
As devoluções de Azarenka e a formação com a ex-número 1 do mundo no fundo da quadra e Bia na rede vinham fazendo a diferença, por mais que a bielorrussa tenha perdido o saque mais uma vez. Já com o placar empatado por 4/4, Fernandez perdeu um break-point ao jogar um backhand para fora com a paralela aberta. No game seguinte, também não foi bem no saque, permitindo a Bia e Azarenka fecharem o set.
O segundo set teve o domínio de Townsend e Fernandez. Apesar de a parcial muitos games longos, as duas canhotas vinham prevalecendo nos pontos mais importantes. Bia sofria mais pressão nos games de saque, enquanto Azarenka também não repetia o desempenho da primeira parcial, cometendo mais erros. Por outro lado, Townsend subiu o nível e levava vantagem em disputas na rede.