Roma (Itália) - No encontro entre dois veteranos do circuito, Fabio Fognini levou a melhor sobre Andy Murray e estreou com vitória no Masters 1000 de Roma. Jogando em casa e com apoio da torcida, principalmente no último set, o italiano venceu uma partida com 2h55 de duração com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.
Esta foi a quinta vitória de Fognini em nove jogos contra Murray no circuito profissional. Ex-top 10, o italiano de 35 anos aparece atualmente no 130º lugar do ranking. Ele enfrenta na segunda rodada o sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça 30 em Roma e atual 37º colocado. Fognini levou a melhor no único duelo anterior entre eles, disputado em Monte Carlo há duas temporadas.
Já Andy Murray não conseguiu aproveitar o embalo depois de ter sido campeão do challenger de Aix en Provence, no último domingo no saibro francês. O britânico venceu cinco jogos seguidos na semana passada, incluindo a final contra o top 20 Tommy Paul, e com isso voltou ao top 50. O ex-número 1 do mundo aparece atualmente no 42º lugar, sua melhor marca desde 2018.
A night to remember 🌃 🇮🇹 @fabiofogna survives a 3 hour match to knock out Murray 6-4 4-6 6-4!@InteBNLdItalia | #IBI23 pic.twitter.com/JCJ5keodoV
— ATP Tour (@atptour) May 10, 2023
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Fognini ainda no início da partida. O italiano abriu 3/1 e escapou dos três break-points que enfrentou, todos no mesmo game, sustentando a vantagem até o fim da parcial. Muito mais agressivo em quadra, fez 21 a 8 nos winners e cometeu só dois erros a mais, 18 a 16.
No início do segundo set, Fognini fez duas duplas faltas no mesmo game e permitiu que Murray conseguisse uma quebra e saísse vencendo por 3/0. Eficiente nas devoluções de saque, o britânico voltou a quebrar, e chegou a liderar por 4/0, e depois por 5/1. O italiano salvou quatro set-points e devolveu as duas quebras, mas voltaria a perder o saque no último game da parcial. O tenista da casa tinha 15 a 11 em winners e fez 23 erros contra só 8 do britânico.
Mas a reação de Murray parou por aí. Logo na abertura do terceiro set, o britânico teve seu serviço quebrado e não conseguiu ter mais chances de igualar a disputa. Fognini sacou muito bem durante todo o set decisivo e só perdeu três pontos em seus games de serviço para chegar à vitória. Ele liderou com folga a contagem de winners por 49 a 24, e cometeu 53 erros contra 30 de Murray.