Roma (Itália) - Depois de ter lutado por 3h em sua partida de estreia no WTA 1000 de Roma, Sofia Kenin conseguiu sua segunda vitória no torneio de forma ainda mais categórica. A ex-número 4 do mundo eliminou Aryna Sabalenka, vice-líder do ranking e vinda de título em Madri, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/2 em apenas 1h37 de partida.
Kenin não vencia uma tenista do top 10 desde a campanha para o título do Australian Open de 2020, quando eliminou a então número 1 Ashleigh Barty. A norte-americana de 24 anos tem agora nove vitórias contra jogadoras desse nível, quatro delas diante de jogadoras do top 5.
Seals the upset ‼️
Stunning tennis from @SofiaKenin who knocks out Madrid champion, [2] Sabalenka, 7-6 (4), 6-2.#IBI23 pic.twitter.com/zfsNwSjGoa— wta (@WTA) May 11, 2023
"Estou muito feliz. Foi uma partida duríssima. Estou muito orgulhosa e tive que jogar meu melhor tênis para vencer, saquei e devolvi muito bem", disse Kenin durante a rápida entrevista em quadra. Atualmente apenas no 134º lugar do ranking, Kenin vai se aproximando de uma volta ao top 100. Ela vinha sofrendo com lesões e problemas de saúde desde a temporada de 2021, chegando a sair até do grupo das 400 melhores do mundo no ano passado.
A próxima adversária de Kenin em Roma será a ucraniana Anhelina Kalinina, 47ª do ranking, que passou pela russa Anna Blinkova, 73ª colocada, por duplo 6/2. No mesmo setor da chave estão Victoria Azarenka e Madison Keys, que também se enfrentam na terceira rodada. As vencedoras desses dois jogos duelam nas oitavas.
Com a queda de Sabalenka, já são duas as jogadoras do top 5 eliminadas na estreia em Roma. Mais cedo, a número 3 do ranking Jessica Pegula perdeu o duelo norte-americano para a canhota Taylor Townsend em três sets. Foi apenas a segunda vitória contra top 10 na carreira de Townsend, 168ª do ranking, que agora enfrentará a chinesa Xiyu Wang, também canhota.
O primeiro set da partida entre Kenin e Sabalenka teve alguns altos e baixos, com duas quebras para cada lado, mas a norte-americana esteve à frente no placar durante a maior parte do tempo. Ela chegou a liderar por 4/2, permitiu o empate no oitavo game e virada para 5/4. Kenin recuperou a vantagem e fez 6/5, não aproveitou a chance de sacar para o set, mas venceu a parcial no tiebreak. Sabalenka tinha 20 a 16 nos winners, mas 21 erros contra apenas 11.
Já no segundo set, Kenin aliou sua eficiência nos ralis do fundo de quadra com excelente desempenho no saque. Ela não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Depois de ter atuado em condições mais rápidas em Madri, Sabalenka não estava à vontade na quadra mais lenta e pesada de Roma, e ficava cada vez impaciente e tentando definir de forma apressada os pontos. Os erros se acumulavam, e ela permitiu assim que a rival conseguisse duas novas quebras e chegasse à vitória. Sabalenka terminou o jogo com um winner a mais, 23 a 22, mas cometeu 32 erros contra apenas 20 da norte-americana.