Roma (Itália) - A primeira de rodada de duplas no WTA 1000 de Roma terminou com uma vitória e uma derrota para as brasileiras no torneio. Depois da classificação de Beatriz Haddad Maia, jogando ao lado de Victoria Azarenka pela manhã, Luísa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski foram eliminadas na estreia pela tcheca Marie Bouzkova e norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 2/6, 6/2 e 10-8 em 1h22 de partida.
Cabeças 5 em Roma, Stefani e Dabrowski vinham de duas campanhas até as quartas nos primeiros da temporada de saibro na Europa, em Stuttgart e Madri. A paulista de 25 anos é a segunda melhor brasileira e 23ª do mundo no ranking da modalidade, ficando atrás apenas de Bia Haddad Maia, número 1 do país em simples e duplas. Já a experiente Dabrowski, de 31 anos, ocupa o 16º lugar do ranking. O próximo compromisso da parceria será em Roland Garros.
Entre as algozes nesta sexta-feira, a veterana Bethanie Mattek-Sands está com 38 anos e já foi número 1 de duplas. Multicampeã na modalidade, a norte-americana ocupa atualmente o 114º lugar do ranking. Já Bouzkova, de 24 anos, tem como prioridade o circuito de simples, em que ocupa o 38º lugar. As próximas adversárias podem ser a taiwanesa Su-Wei Hsieh e a tcheca Barbora Strycova ou a ucraniana Nadiia Kichenok e a belga Kimberley Zimmermann.
Embora tenham enfrentado três break-points nos dois primeiros games de serviço, Stefani e Dabrowski conseguiram manter o saque durante todo o set inicial. Elas já saíram com quebra acima e liderando por 3/0 e voltariam a quebrar no último game da parcial. Mas o cenário se inverteu no segundo set, em que Bouzkova e Mattek-Sands quebraram três vezes e igualaram a partida.
Durante o match-tiebreak, Bouzkova e Mattek-Sands estiveram praticamente o tempo todo à frente no placar e só precisaram fazer um ponto na devolução, suficiente para que elas abrissem 5-2. Por cinco vezes, Stefani e Dabrowski diminuíram a diferença no placar para apenas um ponto, mas a tcheca e a norte-americana permaneciam impecáveis no saque e consolidaram a virada.