Paris (França) - Convidada para a disputa do quali de Roland Garros, a francesa de 22 anos Margaux Rouvroy conseguiu uma vitória bastante expressiva nesta segunda-feira. A atual 278ª do ranking eliminou a norte-americana Sofia Kenin, ex-número 4 do mundo e finalista em Paris há três temporadas, marcando as parciais de 6/4 e 6/3.
Rouvroy enfrenta na segunda rodada do quali a bielorrussa Iryna Shymanovich, 211ª do ranking, que venceu a taiwanesa Joanna Garland por 6/4 e 6/0. Já Kenin vinha de uma boa campanha em Roma, onde chegou a vencer a vice-líder do ranking Aryna Sabalenka. A norte-americana ocupa agora o 120º lugar.
Quem também avançou foi a colombiana Camila Osorio, 84ª do ranking e cabeça 1 do quali. Vinda de uma campanha até as oitavas em Roma, Osorio venceu a cipriota Raluka Serban por 6/4 e 6/3. Sua próxima rival a búlgara Sesil Karatantcheva, que venceu a mexicana Fernanda Contreras por 3/6, 6/1 e 6/3.
After her great run in Madrid, the young Mirra Andreeva is the first qualifier of the day! 👏 #RolandGarros pic.twitter.com/V4S4gis7Ky
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 22, 2023
Outro resultado de destaque foi a vitória da jovem russa de 16 anos Mirra Andreeva, 143ª do mundo, que bateu Polina Kudermetova por 6/1 e 6/4. Ela enfrentará a colombiana Emiliana Arango, que superou a japonesa Himeno Sakatsume por 6/4 e 6/1. Irmã mais velha de Mirra, a russa de 18 anos Erika Andreeva estreia nesta terça-feira no quali contra a belga Marie Benoit.
A holandesa Arantxa Rus, terceira cabeça de chave do quali, venceu a convidada francesa Audrey Albie por 6/2 e 6/3. Ela enfrenta a tcheca de 19 anos Barbora Palicova. Já a britânica Francesca Jones venceu a norte-americana Coco Vandeweghe por duplo 6/3, garantindo o duelo com a suíça Ylena In-Albon.