Paris (França) - Bastante apoiado pela torcida francesa durante toda a semana no quali de Roland Garros, Lucas Pouille conseguiu sua vaga na chave principal. Depois de ter vencido o tcheco Tomas Machac e o taiwanês Chun Hsin Tseng nas fases iniciais, Pouille superou nesta quinta-feira o austríaco Jurij Rodionov, 134º do ranking, por 1/6, 7/5 e 6/0.
Ex-número 10 do mundo e vencedor de cinco torneios da ATP, Pouille está com 29 anos e ocupa atualmente o 670º lugar do ranking. Desde que sofreu uma lesão no cotovelo direito em 2020, e precisou passar por cirurgia, o francês teve muitas dificuldades para voltar ao alto nível. As lesões e os maus resultados afetaram também o lado mental e o tenista revelou ter entrado em depressão e precisou se afastar do esporte. Esta é a primeira vez que ele vence três seguidas no mesmo torneio desde setembro de 2021.
Lucas Pouille qualifié pour le tableau principal !! #RolandGarros pic.twitter.com/dAuGivNeiS
— FFT (@FFTennis) May 25, 2023
Dois classificados da nova geração
Quem também conseguiu uma vaga em Roland Garros foi o chinês de 18 anos Juncheng Shang e 200º do mundo. Algoz do húngaro Fabian Marozsan na segunda rodada do quali, Shang venceu o argentino Renzo Olivo por 6/3, 2/6 e 6/3.
Outro representante da nova geração a furar o quali foi o sérvio de 19 anos Hamad Medjedovic, 168º do ranking, que passou pelo holandês Jesper De Jong por 0/6, 6/2 e 6/2. Pupilo de Novak Djokovic neste início de carreira, Medjedovic disputará seu primeiro Slam. Já Shang fará sua segunda aparição.
Dois italianos entram na chave
A rodada desta quinta-feira também foi boa para os italianos Andrea Vavassori e Giulio Zeppieri, que garantiram vagas na chave. O canhoto Zeppieri, de 21 anos e 129º do mundo, fez 6/4 e 6/1 contra o português Frederico Ferreira Silva. Por sua vez, Vavassori é o 148º do ranking aos 28 anos e marcou um duplo 6/4 contra o chileno Alejandro Tabilo.
Uma vitória e duas derrotas para os argentinos
Três argentinos entraram em quadra nesta quinta-feira. Thiago Tirante garantiu vaga na chave ao vencer o suíço Dominic Stricker por 6/3, 1/6 e 6/1. Mas Facundo Bagnis perdeu para o espanhol Pedro Martinez por 2/6, 7/5 e 6/0, enquanto Camilo Ugo Carabelli foi superado pelo moldávio Radu Albot por 6/7 (2-7), 6/4 e 6/1.