Paris (França) - A sempre forte nova geração tcheca conseguiu duas vagas na chave principal de Roland Garros. Brenda Fruhvirtova, de apenas 16 anos, e a canhota Sara Bejlek, de 17 anos, passaram pelas três rodadas do quali em Paris.
Brenda Fruhvirtova, atual 146ª do mundo, venceu a francesa Alice Robbe por 6/3 e 6/0. Apesar da pouca idade, ela já vai para sua segunda chave principal de Grand Slam, repetindo o resultado do Australian Open em janeiro. Sua adversária na estreia será a número 4 do mundo Elena Rybakina.
Já Sara Bejlek, 180ª do ranking, venceu a eslovaca Viktoria Hruncakova, 136ª colocada, por duplo 6/4. Ela encara Kamilla Rakhimova. E apesar da derrota, Hruncakova conseguiu a vaga de lucky-loser e enfrenta a belga Elise Mertens na chave principal.
Townsend, Zidansek e Tauson também entram
Outra jovem jogadora a entrar na chave é a dinamarquesa Clara Tauson, de 20 anos e 126ª do mundo. A ex-top 40 passou pela sueca Mirjam Bjorklund por 7/5, 6/7 (3-7) e 6/2. Ela enfrenta Aliaksandra Sasnovich na estreia da chave principal.
Entre outros destaques do último dia do quali também estão a norte-americana Taylor Townsend e a eslovena Tamara Zidansek, que também garantiram vagas. Canhota de 27 anos e 108ª do ranking, Townsend a russa de 19 anos Maria Timofeeva por 7/5 e 6/2. Já Zidansek, semifinalista do torneio em 2021, passou pela espanhola Aliona Bolsova por 6/2 e 7/6 (7-4).
Erika Andreeva não repete feito da irmã, Fiona Ferro avança
A russa de 18 anos Erika Andreeva não conseguiu repetir o feito da irmã mais nova, Mirra, de apenas 16, e perdeu na rodada final do quali para a sérvia Olga Danilovic por 6/2 e 6/4.
A francesa Fiona Ferro, algoz da brasileira Carolina Meligeni Alves na segunda fase do quali, venceu e australiana Jaimee Fourlis por 6/3 e 6/2 e também entrou na chave. Já sua jovem compatriota Elsa Jacquemot perdeu para a suíça Simona Waltert por 6/2 e 6/4.
Ainda nesta sexta-feira, a holandesa Arantxa Rus venceu a japonesa Moyuka Uchijima por 6/3 e 7/6 (7-4) e confirmou a condição de cabeça 3 e a vaga na chave. Já a australiana Storm Hunter bateu a norte-americana Ashlyn Krueger por 7/6 (7-3) e 7/5.