Paris (França) - A boa fase da carioca Ingrid Martins foi coroada nesta segunda-feira com a confirmação de sua primeira participação em Grand Slam. Ela contou com desistência e entrou na chave de duplas em Roland Garros ao lado da bielorrussa Iryna Shymanovich.
Ocupando atualmente a 76ª colocação no ranking de duplas, a melhor da carreira, Ingrid se beneficiou da desistência da dupla formada pela chinesa Xiyu Wang com a polonesa Magda Linette, entrando na chave para encarar a romena Irina-Camelia Begu e a ucraniana Anhelina Kalinina.
"Estou muito feliz de ter a oportunidade de jogar meu primeiro Grand Slam. Todo tenista desde criança sonha estar. Já estive aqui como juvenil, como profissional assistindo e agora posso realizar esse sonho que é jogar nesse torneio", disse Ingrid, comemorando sua entrada na chave principal. "Fico ainda mais contente porque será com uma amiga que treina comigo. Animada para usar o momento da semana passada onde cheguei na final de Rabat para usar bem aqui e competir muito forte".
"Todos estão contentes com essa oportunidade de jogar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. Ela vem trabalhando muito forte há muito tempo, ela é muito trabalhadora e está em grande evolução. Era uma questão de tempo para entrar em um Grand Slam e melhor ainda estar jogando com outra atleta da Rio Tennis. É uma felicidade dupla", destacou Leandro Afini, coordenador técnico da Rio Tennis, onde tanto Ingrid quanto Shymanovich treinam juntas.
Em caso de vitória na estreia, Ingrid e Shymanovich podem enfrentar a belga Elise Mertens e a australiana Storm Hunter, cabeças 3 em Roland Garros, ou a dupla norte-americana de Emma Navarro e Danielle Collins.
Três brasileiras na chave de duplas em Paris
Ingrid se junta às paulistas Beatriz Haddad Maia e Luísa Stefani na disputa de duplas femininas. Atual número 1 do Brasil, Bia volta a jogar com a bielorrussa Victoria Azarenka, sua parceira na conquista de Madri, enquanto Luísa terá a seu lado a canadense Gabriela Dabrowski.