Paris (França) - O torneio juvenil de Roland Garros tem início nesta quinta-feira com a disputa do quali. O mineiro Pedro Rodrigues será o representante nacional e precisa de duas vitórias para entrar na chave principal, que começa no domingo. Se ele conseguir a vaga, vai se juntar ao carioca João Fonseca, número 11 do ranking mundial da categoria.
Rodrigues, de 17 anos e 65º do ranking, estreia contra o venezuelano Ignacio Parisca, 80º colocado. Em caso de vitória, ele poderá enfrentar o australiano Charlie Camus, cabeça 1 do quali, ou o francês Clement Lemire.
Integrante da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado, Rodrigues conseguiu em outubro seu primeiro ponto na ATP, ao avançar uma rodada no ITF profissional no Rio de Janeiro. No circuito juvenil, o mineiro conquistou este ano o ITF J300 de Lima e já acumula seis títulos em torneios da Federação Internacional. Seu melhor ranking foi o 48º lugar, alcançado em abril.
Dois juvenis brasileiros tinham ranking para o quali, mas não poderão jogar. O paranaense de 17 anos Gustavo Almeida, 69º colocado, está envolvido nas quartas de final do ITF J300 Charleroi, na Bélgica. Ele ainda aguarda uma vaga de special exempt em Paris. No máximo dois tenistas que estariam no quali, mas que fizerem boas campanhas na semana anterior, podem entrar.
Já a paulista de 16 anos Olivia Carneiro, 91ª do mundo, sofreu uma lesão muscular na região abdominal em um torneio preparatório na Itália no início de maio.