Paris (França) - O norueguês Casper Ruud demorou para embalar, mas bateu o chinês Zhizhen Zhang, 71º do mundo, de virada para chegar nas oitavas de final de Roland Garros. O cabeça 4 marcou 4/6, 6/4, 6/1 e 6/4, em 2h35 de esforço.
"Pareço mais relaxado do que na verdade estou", revelou na entrevista a Fabrice Santoro. "É certo que sinto mais pressão por ter de defender o vice do ano passado". Ele aguarda agora o vencedor da partida entre o chileno Nicolas Jarry e o norte-americano Marcos Giron.
Neck and neck on Lenglen between Ruud and Zhang 👀#RolandGarros pic.twitter.com/U5IP7MJlFy
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2023
O norueguês disputa seu sexto Roland Garros consecutivo e até agora só enfrentou jogadores de ranking bem inferior, tendo batido os qualificados Elias Ymer e Giulio Zeppieri. Esta é a segunda vez seguida em que atinge as oitavas em Paris, tendo perdido três vezes na terceira rodada entre 2019 e 2021 antes de chegar à decisão do ano passado.
Suas campanhas no saibro europeu foram apenas medianas. Passou uma rodada em Monte Carlo e Barcelona, superado por Jan-Lennard Struff e Francisco Cerúndolo, e caiu na estreia de Madri para Matteo Arnaldi. Enfim, recuperou-se em Roma e foi até a semi, tirando um set de Holger Rune.
Na partida deste sábado, Ruud perdeu logo o primeiro saque, reagiu depois mas voltou a ser quebrado no nono game e não aproveitou as chances de empate. Depois, fez 3/1 mas cedeu a igualdade até por fim obter quebra de zero para fechar o segundo set e deslanchar mais na partida. Curiosamente, fez menos winners e mais erros do que o chinês nesta segunda série. Mais confiante, o norueguês não cedeu mais break-points.
"Estava um tanto frustrado no começo da partida, porque ele estava muito firme e fazendo winners", avaliou Ruud ainda em quadra. "Consegui e quebra no game final do segundo set e aí ganhei confiança".
Zhizhen tentava ser o primeiro chinês nas oitavas de final de um Grand Slam desde Kho Sin-Khie, que atingiu a quarta rodada de Wimbledon em 1938. Kho também chegou nas oitavas de Roland Garros em 1936. Yibing Wu havia atingido a terceira rodada do US Open no ano passado.
Primeiro chinês a atingir o top 100, ele havia feito inesperada campanha no saibro de Madri no mês passado, onde tirou Cameron Norrie e Taylor Fritz antes de cair nas quartas para Aslan Karatsev.