Paris (França) - O tênis sul-americano já colocou dos nomes nas oitavas de final de Roland Garros. O argentino Tomas Etcheverry causou surpresa ao eliminar o croata Borna Coric em sets diretos, parciais de 6/3, 7/6 (7-5) e 6/2, e o chileno Nicolas Jarry superou o norte-americano Marcos Giron por 3 a 1 e placar de 6/2, 6/3, 6/7 (7-9) e 6/3.
Aos 23 anos e número 49 do ranking, Etcheverry disputa apenas seu sexto torneio de nível Grand Slam e até então tinha apenas uma vitória, no Australian Open de janeiro. Nesta semana, tirou Jack Draper e os cabeças Alex de Minaur e Coric, podendo lucrar 12 posições no ranking.
Seu adversário nas oitavas de final de segunda-feira será o canhoto japonês Yoshihito Nishioka, que pouco antes conseguiu grande reação e tirou o paulista Thiago Wild em cinco sets.
Etcheverry foi muito superior até a metade do segundo set, quando chegou a ter 4/2 e 5/3, com três set-points. Coric então reagiu bem e obteve quebra na hora certa, mas jamais conseguiu liderar o placar no tiebreak. Apoiado pela ruidosa torcida, o argentino perdeu o saque no terceiro game do set final, mas depois quebrou três vezes seguidas um Coric que parecia desgastado pelo esforço das rodadas anteriores.
🇨🇱 VAMOS 🇨🇱
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2023
It’s a maiden Slam fourth round for @NicoJarry who claims victory over Giron 6-2, 6-3, 6-7(7), 6-3.#RolandGarros pic.twitter.com/U47IfaLAXG
Jarry faz primeiras oitavas
Em nova fase ascendente depois da punição por doping, Jarry atinge a quarta rodada de um Grand Slam pela primeira vez. Ele nunca havia ganhado partidas no saibro de Paris. Ele começou a temporada como 152º do ranking e agora ocupa provisoriamente o 31º posto, que será também seu recorde pessoal.
Tenista de 1,98m, Jarry chegou a Paris imediatamente após conquistar o segundo troféu de ATP de sua carreira, no saibro de Genebra, onde tirou sucessivamente Casper Ruud, Alexander Zverev e por fim Grigor Dimitrov. E seu adversário de oitavas será justamente Ruud, que mais cedo virou diante do chinês Zhizhen Zhang perdendo seu segundo set na campanha (o outro foi para o quali italiano Giulio Zeppieri).
O chileno tirou o máximo de seu potente primeiro saque ao longo de toda a partida, tendo permitido apenas dois break-points e sofrido uma única quebra, mas quando já liderava por 2/0 no quarto set. De seus 55 winners, 15 foram aces.