Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Bia salva match-point e quebra jejum de 44 anos
03/06/2023 às 13h02

Paris (França) - A paulista Beatriz Haddad Maia continua fazendo bonito nesta edição de Roland Garros. Cabeça de chave 14, ela colocou o favoritismo em quadra neste sábado e derrotou a russa Ekaterina Alexandrova pela terceira vez em três duelos, batendo a atual 23 do mundo com uma grande virada conquistada em batalha de 2h50, fechando o jogo com o placar final de 5/7, 6/4 e 7/5.

Depois de passar finalmente pela primeira vez da segunda rodada de Grand Slam, após sete derrotas seguidas, Bia se torna a primeira brasileira a alcançar as oitavas de final em Paris desde 1979, quando a baiana Patrícia Medrado foi até esta fase e perdeu para a norte-americana Chris Evert de virada. Entre homens e mulheres, o último a alcançar as oitavas havia sido o paulista Thomaz Bellucci, em 2010.

Sua próxima adversária será a espanhola Sara Sorribes, que contou com a desistência da cazaque Elena Rybakina. Se chegar às quartas, ela encerrará um jejum ainda maior no torneio, já que a última do país a ir tão longe foi Maria Esther Bueno, em 1968. No masculino, o catarinense Gustavo Kuerten chegou às quartas pela última vez em seu torneio favorito em 2004.

O começo não foi nada bom para a canhota paulista, que demorou a entrar na partida, perdeu os três primeiros games, depois levou nova quebra no sexto game e viu Alexandrova abrir 5/1. Só que Bia conseguiu crescer em quadra, devolveu o primeiro break no sétimo game e depois conseguiu bater o saque da russa outra vez no nono, quando a rival sacava para fechar.

Bia salvou um set-point com o serviço no décimo e logo em seguida teve chance de quebra para fazer 6/5 e sacar para o set, mas desperdiçou a oportunidade e pagou caro. Alexandrova se recuperou depois de perder quatro games seguidos, não apenas confirmou no 11º, mas também anotou nova quebra no game seguinte para fechar a primeira parcial.

A desvantagem no placar não abateu a brasileira, que abriu o segundo set com quebra. Alexandrova reagiu imediatamente e devolveu o break em seguida, mas o maior volume de Bia acabou se impondo no decorrer da disputa. No quinto game, a russa perdeu o serviço de novo, só que no oitavo conseguiu deixar tudo igual. A paulista anotou novo break no nono e confirmou em seguida para empatar o jogo.

Vivendo melhor momento, Bia abriu a terceira parcial com quebra e saiu de 0-40 para confirmar o saque e fazer 2/0. Ela manteve o ritmo e anotou mais uma quebra para abrir 4/1, porém a partir de então só deu Alexandrova, que venceu cinco quatro seguidos e teve match-point no décimo, quando a paulista se salvou com o saque. Depois do susto, Bia bateu o serviço da russa e selou a suada vitória.

Muito mais agressiva durante a partida, Alexandrova anotou quase o dobro de bolas vencedoras a mais (29 a 16), mas a vantagem de 13 winners a mais não compensou com os 26 erros não forçados também a mais (67 a 41). O saque não foi o ponto forte das duas, com Bia levando alguma vantagem ao vencer 54% dos pontos contra apenas 50% da russa.

Comentários