's-Hertogenbosch (Holanda) - De volta ao circuito depois de dois anos, Milos Raonic estreou com vitória no ATP 250 de 's-Hertogenbosch, em quadras de grama na Holanda. Apesar da falta de ritmo, o canadense fez valer a qualidade de seu saque e disparou 15 aces na vitória por 6/3 e 6/4 sobre o sérvio Miomir Kecmanovic, 39º do ranking, em 1h24 de partida nesta segunda-feira.
"É bom estar aqui depois de quase dois anos. É bom tentar mais uma vez e espero chegar o mais longe que puder no torneio", disse Raonic após a vitória na estreia. Ex-número 3 do mundo, Raonic está com 32 anos e não disputava uma competição profissional desde julho de 2021 em Atlanta.
Nos últimos anos, o tenista teve lesões no tendão de Aquiles, nas costas, cotovelo, glúteo, coxa, tornozelo direito, panturrilha direita e joelho direito. Em maio do ano passado, sofreu um acidente doméstico quando um peso que caiu em seu pé, quebrando um dedo.
O canadense reconheceu que ficou mais nervoso por jogar diante de uma grande torcida. "Eu não consegui jogar tênis por um ano inteiro. Agora posso jogar na frente muita gente. Já tinha me esquecido desse sentimento. Para ser honesto, o jogo poderia ter sido um pouco mais fácil se eu não tivesse jogado na frente de ninguém hoje".
Apesar de seus 15 aces na partida, Raonic chegou a enfrentar cinco break-points. Ainda assim, só perdeu um game de saque e conseguiu três quebras em dez oportunidades. Ele saiu vencendo por 2/0 depois games longos, permitiu o empate, mas voltou a quebrar já na reta final do primeiro set. Logo na abertura da segunda parcial, o canadense quebrou de novo e não enfrentou mais break-points até o fim do jogo.
COMEBACK COMPLETE 🤩@milosraonic defeats Kecmanovic 6-3 6-4 to win his first ATP match in TWO years 👏#LibemaOpen pic.twitter.com/RvvTNipydB
— Tennis TV (@TennisTV) June 12, 2023
O adversário de Raonic nas oitavas virá da partida entre o francês vindo do quali Giovanni Mpetshi Perricard e o australiano Jordan Thompson. No mesmo quadrante está o principal cabeça de chave Daniil Medvedev, que aguarda o vencedor do duelo francês entre Adrian Mannarino e Arthur Fils.
Ainda nesta segunda-feira, o suíço Marc-Andrea Huesler venceu o norte-americano Maxime Cressy, cabeça 8, por 6/2 e 7/6 (7-2). Ele enfrenta o lucky-loser australiano Rinky Hijikata, que bateu o holandês Gijs Brouwer por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/2. Já o francês Ugo Humbert, sétimo cabeça de chave, venceu o australiano Jason Kubler por 6/4 e 6/2. Seu próximo rival pode ser o finlandês Emil Ruusuvuori ou o norte-americano Brandon Nakashima.