Palmas del Mar (Porto Rico) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Gustavo Heide disputará uma semifinal de challenger. Vindo do quali nas quadras duras de Palmas del Mar, em Porto Rico, o paulista de 21 anos e 423º do ranking, conseguiu sua quinta vitória na semana. Ele superou nesta sexta-feira o australiano Bernard Tomic, ex-top 20 e atual 378º do ranking aos 30 anos, por 7/6 (7-3), 6/7 (5-7) e 6/1 em 2h30 de partida.
Até então, a melhor campanha de Heide em um torneio de nível challenger de simples havia sido as quartas de final em São Paulo em 2021. Nas duplas, tem dois títulos, conquistados em Brasília e Florianópolis. O jovem tenista tem ainda também cinco títulos e dois vices em competições de simples no circuito da ITF.
Depois de superar Tomic em Porto Rico, Heide pode enfrentar outro tenista muito experiente. Um dos possíveis rivais para a semifinal é o japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo e que está voltando ao circuito depois de 20 meses. Nishikori joga ainda nesta sexta contra o australiano Adam Walton.
É certo também que Heide terá o melhor ranking da carreira. Com os 34 pontos já conquistados no torneio, ele se aproxima do 360º lugar. Até então, a melhor marca de sua carreira era a 399ª posição. O brasileiro tem chance de terminar a semana no top 300 caso conquiste o título. O torneio dá 75 pontos no ranking e Heide ainda teria os 4 pontos do quali a receber.
Heide disparou 19 aces e não sofreu quebras
O primeiro set foi inteiramente sem quebras e Heide esteve o tempo todo atrás no placar. Tomic vinha confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila e chegou a ter dois set-points quando liderava por 6/5. Heide salvou um deles com ace e o outro em um erros de devolução de segundo saque do rival. No tiebreak, o brasileiro foi muito superior, conseguiu dominar os pontos com seu forehand e fechou a parcial.
Os sacadores seguiram prevalecendo no segundo set, que outra vez seguiu totalmente sem quebras. Desta vez, foi Tomic quem levou a melhor no tiebreak, aplicando uma ótima passada na paralela quando teve o set-point.
Mas Heide logo se recuperou na partida. Ele conseguiu sua primeira quebra no jogo já na abertura do terceiro set, e ainda ampliou a vantagem para 4/0. Sem correr riscos nos games de serviço e diante de um rival que tentava encurtar os pontos, ele confirmou a vitória em três sets. Com ótimo desempenho no saque, o paulista disparou 19 aces, não sofreu quebras e enfrentou apenas três break-points em todo o jogo.