Cali (Colômbia) - Oito tenistas brasileiros disputam a partir deste domingo o challenger de Cali, em quadras de saibro na Colômbia. A chave principal já conta com João Lucas Reis, Gustavo Heide, Eduardo Ribeiro, Orlando Luz e Pedro Sakamoto, enquanto outros três atletas nacionais estão no quali.
O pernambucano João Lucas Reis, 265º do ranking, será o cabeça 7 do torneio. Ele estreia contra o austríaco Gerald Melzer, 396º colocado. Se vencer, pode enfrentar o gaúcho Orlando Luz, 440º do mundo, adversário do norte-americano Alex Rybakov, 424º.
No mesmo quadrante está Pedro Sakamoto, paulista de 29 anos e que entrou na chave com ranking protegido. Ex-top 300 e atual 848º do mundo, Sakamoto enfrenta o norte-americano Patrick Kypson, 329º colocado. Se vencer, pode desafiar o cabeça 3 canadense Alexis Galarneau ou um tenista do quali.
Do outro lado da chave estão o paulista Gustavo Heide e o gaúcho Eduardo Ribeiro, que podem se enfrentar nas quartas. Heide, 423º do ranking, estreia contra o alemão Max Hans Rehberg, 400º do mundo. Se vencer, enfrenta o colombiano Nicolas Mejia ou um jogador do quali. Já Ribeiro, 337º colocado, desafia o experiente argentino Federico Delbonis, ex-top 40 e atual 264º do ranking aos 32 anos. O vencedor espera o jogo entre o australiano Tristan Schoolkate e o norte-americano Thai-Son Kwiatkowski.
A disputa do quali começa com um duelo nacional, entre os paulistas Mateus Alves e Nicolas Zanellato. Quem vencer pode enfrentar o australiano Calum Puttergill ou o argentino Ignacio Monzon. Já o catarinense Pedro Boscardin enfrenta o alemão Philip Florig. Em caso de vitória, ele pode enfrentar o argentino Juan Ignacio Londero ou o dominicano Roberto Cid Subervi.