Notícias | Dia a dia
Nishikori supera Heide na semifinal em Porto Rico
18/06/2023 às 00h46

Nishikori chega à final do challenger de Palmas del Mar logo em seu retorno ao circuito

Foto: Getty Images

Palmas del Mar (Porto Rico) - A excelente semana de Gustavo Heide em Palmas del Mar chegou ao fim na noite deste sábado, quando o paulista de 21 anos disputou sua primeira semifinal de challenger. Vindo do quali, Heide foi superado pelo japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo, por 6/4 e 6/2 em 1h26 de partida.

Heide vinha de cinco vitórias seguidas no torneio disputado nas quadras de piso duro em Porto Rico. Ele iniciou a semana como 423º do mundo e terá o melhor ranking da carreira, por volta do 360º lugar. A campanha rende 34 pontos no ranking. Ele está inscrito para o challenger de Cali, que acontece na semana quem vem em quadras de saibro na Colômbia e que terá oito brasileiros em quadra, cinco na chave e mais três no quali.

Algoz de Heide na semifinal, Kei Nishikori está com 33 anos e voltou ao circuito profissional nesta semana, depois de 20 meses afastado das competições. O japonês estava sem jogar desde outubro de 2021 e passou por cirurgia no quadril no ano passado. Apesar da falta de ritmo, ele já conseguiu vencer quatro rivais em Porto Rico.

O adversário de Nishikori na final deste domingo será o jovem norte-americano de 19 anos e vindo do quali Michael Zheng, apenas 1.118º do ranking profissional, que venceu o cazaque Beibit Zhukayev, 256º do mundo, por 3/6, 6/3 e 7/6 (7-4). Zheng dedica-se atualmente ao tênis universitário nos Estados Unidos e conseguiu suas primeiras vitórias em nível challenger nesta semana.

O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Nishikori já no último game da parcial. Heide chegou a ter um break-point no 3/3, mas o japonês conseguiu se salvar ao disputar um longo rali até definir o ponto com um backhand na paralela. O brasileiro, que vinha tendo ótimos números no saque durante todo o torneio, enfrentou break-points em três games distintos da parcial e fez só dois aces.

No segundo set, Nishikori não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Cada vez mais à vontade nos ralis, ele chegou muito bem em uma bola curta de Heide para conseguir uma quebra e definiu a partida após uma sequência de ótimas devoluções.

Comentários