Nottingham (Inglaterra) - Em uma final entre duas jogadoras britânicas, Katie Boulter fez valer o retrospecto favorável e a maior experiência em torneios de alto nível e conquistou seu primeiro WTA 250 na grama de Nottingham. Boulter, de 26 anos e 126ª do ranking, superou a compatriota Jodie Burrage, de 24 anos e 131ª colocada, por duplo 6/3 em 1h13 de partida neste domingo.
Boulter mantém a escrita de nunca ter perdido para Burrage, agora liderando o histórico por 3 a 0, com vitórias na atual temporada. Convidada para jogar em Nottingham, ela também volta ao top 100 do ranking após quatro anos e terá a melhor marca da carreira, entre as 80 melhores do mundo. Até então, seu recorde pessoal era o 82º lugar.
FIRST CAREER TITLE ❤️🏆❤️
A moment that @katiecboulter will never forget as she claims the title on home soil in Nottingham!#RothesayOpen pic.twitter.com/LXOqw6nzbB— wta (@WTA) June 18, 2023
Nas últimas três rodadas do torneio, Boulter só venceu outras britânicas. Ela passou por Harriet Dart nas quartas e pela experiente Heather Watson na semifinal. A convidada ainda bateu a também anfitriã Emily Appleton na primeira rodada e a ucraniana Daria Snigur nas oitavas. Ela é a terceira mulher britânica a vencer o torneio de Nottingham, juntando-se ao tricampeonato de Elena Baltacha em 2010, 2011 e 2013, e ao título de Johanna Konta em 2021.
"Eu sonhava com esse momento quando era criança e quando treinava aqui com quatro ou cinco anos. Vir aqui como torcedora e agora como jogadora significa muito para mim. Foi um privilégio contar com o apoio de toda a torcida em casa e enfrentar tantas jogadoras britânicas durante a semana. Vou dormir com este troféu esta noite".
Já Burrage, que disputou sua primeira final no circuito da WTA, também vai alcançar seu melhor ranking e aparecerá na 108ª posição a partir de segunda-feira. "Foi uma partida difícil, Katie jogou um tênis incrível e não me deixou jogar”, afirmou a vice-campeã. "Mas esta foi uma semana muito positiva e venci algumas jogadoras muito boas e provei muito a mim mesma. Só vou levar os pontos positivos".
Friends & competitors 🤝
— LTA (@the_LTA) June 18, 2023
What a week for @katiecboulter & @jodieburrage 💚#RothesayOpen | @WTA pic.twitter.com/LinMyhU5Md
O domínio de Boulter na partida começou a ser construído com uma quebra logo no game de abertura. Ela já saiu vencendo por 2/0 e ainda voltaria a quebrar para fazer 5/1. Embora tenha perdido a chance de sacar para o set, a jogadora de 26 anos seguiu pressão sobre o saque da adversária e definiu a parcial no game seguinte.
Boulter também conseguiu uma quebra cedo no segundo set e abriu 3/0. Burrage buscou soluções, especialmente slices de forehand, para tentar quebrar o ritmo da rival. Ela conseguiu sair do zero, mas Boulter vinha mantendo a vantagem e confirmava de forma tranquila seus games de serviço até o fim do jogo.
A campeã liderou com folga a estatística de winners por 21 a 10 e cada jogadora cometeu 15 erros. Boulter conseguiu quatro quebras na partida, duas em cada set e perdeu só um game de saque.
Neel e Eikeri conquistam o título de duplas
O público britânico ainda teve a oportunidade de torcer por Harriet Dart e Heather Watson na final de duplas, mas a parceria da casa ficou com o vice-campeonato em um jogo muito equilibrado. Elas foram superadas pela norueguesa Ulrikke Eikeri e a estoniana Ingrid Neel, com parciais de 7/6 (8-6), 5/7 e 10-8.
Tanto Eikeri, de 30 anos, quanto Neel, 25, têm agora dois títulos de duplas na WTA cada uma. Watson, de 31 anos, e segue com quatro títulos profissionais de duplas no circuito e disputou a sexta final na carreira. Já Dart, de 26 anos, esteve em sua segunda final e ainda persegue o primeiro título.
🏆 A MAGICAL WEEK 🏆
— wta (@WTA) June 18, 2023
Ulrikke Eikeri & @ingridNeel_ bag their first doubles title together with a 7-6(6), 5-7, 10-8 victory over Dart/Watson at the #RothesayOpen! pic.twitter.com/E2Q9H0oUBd