Rio de Janeiro (RJ) - O domingo foi especial para o projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges -, que completou 19 anos de existência e realizou uma festa nas quadras públicas da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente do Monte Líbano. Cerca de 300 pessoas marcaram presença entre as 180 crianças que fazem parte do Tênis na Lagoa, seus pais e convidados que puderam comer o bolo, salgadinhos e participaram do sorteio de brindes. As crianças ainda brincaram com os voluntários do Estenda sua Mão, da escola OLM.
Thomaz Koch, padrinho do projeto desde o seu início, ajudou a cortar o bolo ao lado do organizador e idealizador Alexandre Borges e do subprefeito da Zona Sul, Flávio Bittencourt. "Quem diria, 19 anos, estamos aí nessa maior alegria, garotada à mil por hora. Muito contentes por essa festa, parabéns ao Alexandre, à Paula, os principais mentores do projeto e desse evento muito importante, a iniciativa desse projeto", disse a lenda do tênis brasileiro, um dos maiores jogadores da Copa Davis pelo país, campeão de duplas mistas de Roland Garros, com quartas de final em três dos quatro Grand Slams, tendo sido top 25 mundial. "Festa foi muito linda, bem especial, veio todo mundo, muitos amigos. Estamos muito felizes e motivados a seguirmos rumo aos 20 anos do projeto", destacou Borges, idealizador do projeto.
Alunos do Tênis na Lagoa homenagearam Bia Haddad Maia durante sua campanha histórica em Roland Garros, indo à semifinal, e a tenista top 10 do mundo retribuiu com uma mensagem carinhosa: "Queria agradecer todo o apoio, toda força, o carinho de vocês e desejar parabéns por esse projeto que é lindo, vem de muitos anos, com causa muito linda que sempre acompanhei. Muita longevidade e viva o tênis", disse a brasileira.
Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, também mandou mensagem. "Parabéns Alexandre! Mais um ano de vida desse projeto maravilhoso. Obrigado por contagiar essa garotada com tênis, esperança, alegria, entusiasmo, sonho sempre, acreditando no futuro. Vamos em frente, vida longa", disse.
Falando em Bia Haddad, Thomaz Koch comentou sobre o sucesso da brasileira e a inspiração que ela traz para crianças como as do projeto Tênis na Lagoa. "Bia Haddad está em pauta agora. Fez milagre em Roland Garros, jogou demais, está mantendo um nível muito incrível. Agora é curtir o momento, deu um show em Roland Garros, chegou na semi com muita chance de passar para a final, foi por um detalhe. Roland Garros foi o começo da trajetória dela, dá muita confiança. Acho que a grama é uma boa quadra para ela, estilo que ela tem, saque no lado esquerdo vai ajudar", disse. "Ela é uma inspiração para essas crianças do projeto, é um negócio que começamos a aquilatar daqui para frente, só se fala da Bia, é um espetáculo ter essa vencedora perto de nós."
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.