Montechiarugolo (Itália) - Jogando nesta semana no saibro do challenger de Montechiarugolo, o cearense Thiago Monteiro fez valer a condição de cabeça de chave 2 e superou a estreia no torneio, batendo o tenista da casa Andrea Pellegrino em sets diretos, com duplo 6/4 anotado depois de 1h26 de confronto.
Na segunda rodada, o canhoto de Fortaleza terá pela frente o esloveno Blaz Rola, que veio do quali e superou na estreia o convidado da casa Alexander Weis por 2 sets a 1, com o placar final de 6/3, 1/6 e 6/3. Será a primeira vez que Monteiro enfrentará o esloveno de 32 anos, que já foi 78 do mundo e atualmente é apenas o 883º. A partida está marcada para às 7h30 (de Brasília) desta quarta-feira.
O cearense precisa vencer pelo menos mais dois jogos para não perder posições no ranking. Atual 95 do mundo, ele está caindo provisoriamente para o 98º lugar. No começo de sua primeira partida em Montechiarugolo, Monteiro salvou dois break-points logo no primeiro game e depois desperdiçou duas chances de quebra no segundo.
Depois disso, o brasileiro não teve o saque mais ameaçado na parcial e pressionou o italiano no sexto game, quando perdeu um break-point, e no décimo, quando anotou a quebra que definiu o 1 a 0. Monteiro manteve o serviço firme até o final, também não encarou break-points contra no segundo set e selou a vitória com nova quebra no décimo.
Monteiro terminou o jogo com bons números com o saque, vencendo 75% dos pontos disputados e sem sofrer quebras. Ele ainda anotou seis aces e cometeu somente uma dupla falta. Do outro lado, Pellegrino venceu 65% dos pontos de serviço, teve cinco aces e nenhuma dupla falta.
Pucinelli não passa da estreia em Blois
No challenger francês de Blois, o paulista Matheus Pucinelli lutou por três sets com o tenista da casa Ugo Blanchet, vindo do qualificatório, e acabou eliminado logo na primeira rodada, caindo com o placar final de 7/6 (7-3), 6/7 (3-7) e 6/4, depois de 2h44 de confronto. O francês enfrentará o compatriota Calvin Hemery, que entrou como lucky-loser e bateu o espanhol Alvaro Lopez por 6/4 e 6/3