Berlim (Alemanha) - Após uma sexta-feira chuvosa e sem jogos no WTA 500 de Berlim, o sábado foi movimentado com a disputa das quartas de final e das semifinais. Bicampeã de Wimbledon, a tcheca Petra Kvitova usou toda sua experiência para vencer a jornada dupla e vai disputar a 42ª final da carreira contra a croata Donna Vekic.
Kvitova e Vekic já se enfrentaram cinco vezes antes, com a canhota tcheca levando a melhor no confronto direto, com quatro vitórias e apenas uma derrota. Além disso, ela também saiu vitoriosa na única vez que cruzou com a croata grama, batendo a rival em Eastbourne, no ano passado, em sets diretos.
A canhota tcheca começou o dia batendo a francesa Caroline Garcia e depois manteve o embalo no duelo com a russa Ekaterina Alexandrova, que vinha do título e com sete vitórias seguidas, triunfando com o placar final de 6/3 e 6/4. Sétima favorita, Kvitova se tornou a mais velha finalista do torneio e apenas a segunda acima dos 30, repetindo o feito de Chris Evert em 1985.
Para carimbar sua vaga na final, Vekic também não perdeu sets na rodada de sábado. Ela começou deixando pelo caminho a lucky-loser russa Elina Avanesyan, para depois superar a grega Maria Sakkari com parciais de 6/4 e 7/6 (10-8).
Vítima da croata, a sexta favorita no torneio segue com a sina de não vencer nas semifinais neste ano, perdendo as seis que disputou.