Eastbourne (Inglaterra) - Depois de começar a temporada de grama com um título de duplas em Berlim, Luísa Stefani parou nas quartas de final do WTA 500 de Eastbourne. A brasileira jogou ao lado da chinesa Zhaoxuan Yang nesta semana e chegou a avançar uma rodada. As algozes nesta quinta-feira foram a australiana Ellen Perez e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez por 6/3 e 7/6 (7-4).
Stefani segue para a disputa de Wimbledon, que começa na segunda-feira, e retoma a parceria com a francesa Caroline Garcia. Elas não puderam jogar juntas nesta semana, porque Garcia atuou apenas na chave de simples. A francesa de 30 anos é a atual número 5 do mundo. Já Yang joga apenas duplas e é a 22ª no ranking da modalidade.
Segunda melhor brasileira no ranking entre as especialistas em duplas, Stefani aparece atualmente no 14º lugar. A paulista de 25 anos fará sua segunda participação na chave de Wimbledon. Em 2021, caiu ainda na segunda rodada. Ela não disputou o Grand Slam londrino no ano passado, porque ainda se recuperava de lesão e cirurgia no joelho.
Algozes de Stefani e Yang nas quartas, Perez e Melichar são as cabeças 2 em Eastbourne e enfrentam na semifinal a letã Jelena Ostapenko e a ucraniana Lyudmyla Kichenok, que bateram a canadense Gabriela Dabrowski e a australiana Daria Saville por 6/2, 4/6 e 10-6. Na outra semi, as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula são as principais favoritas e enfrentam a compatriota Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs, cabeças 3.
A partida das quartas de final teve apenas uma quebra de serviço, conquistada por Perez e Melichar ainda no início da disputa. As cabeças 2 do torneio escaparam de um break-point no game de abertura e quebraram na sequência. Com isso, elas saíram vencendo por 3/0 e não correram riscos nos games de saque até o fim do set. Já a segunda parcial foi inteiramente sem quebras. Stefani e Yang tiveram set-point quando venciam por 6/5, mas as rivais confirmaram o serviço e fecharam o jogo no tiebreak.