Eastbourne (Inglaterra) - Francisco Cerúndolo se tornou neste sábado apenas o terceiro tenista argentino a conquistar um título sobre quadras de grama na Era Profissional, ao se tornar campeão do ATP 250 de Eastbourne, preparativo para o torneio de Wimbledon.
O número 19 do ranking precisou logo cedo completar sua vitória sobre o norte-americano Mackenzie McDonald, em jogo interrompido na sexta-feira pela chuva, mas com apenas quatro lances finalizou o placar de 2/6, 7/5 e 6/2. Enquanto isso, o também norte-americano Tommy Paul superou o francês Gregoire Barrere, por 6/4 e 6/3.
The moment @francerundolo sealed the Eastbourne crown! 👑#RothesayInternational pic.twitter.com/dn2bA33ES9
— Tennis TV (@TennisTV) July 1, 2023
Após descanso regulamentar, os dois voltaram à quadra e fizeram duelo equilibrado, em que Cerúndolo levou a melhor com o placar de 6/4, 1/6 e 6/4.
Antes dele, apenas os canhotos Guillermo Vilas e Javier Frana haviam erguido troféus sobre a grama para a Argentina. Vilas faturou três, incluindo dois Australian Open, em 1978 e 1979, além do Masters de 1974. Já Frana faturou Nottingham em 1995.
Aos 24 anos, Cerúndolo faturou o segundo ATP 250 da carreira, repetindo sucesso no saibro lento de Bastad do ano passado. Apesar dos pontos somados, permanecerá no 19º posto, que é seu recorde pessoal.
Curiosamente, o argentino e Paul podem se cruzar novamente na terceira rodada de Wimbledon. Cerúndolo estreia contra Nuno Borges e, se vencer, pode ter jogo duro contra Jiri Lehecka ou Sebastian Ofner. Já Paul é o cabeça 16, começa contra o japonês Shintaro Mochizuki e poderá encarar Milos Raonic ou Dennis Novak em seguida.
¡Súbela al cielo, Fran! 🏆🌿
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) July 1, 2023
🇦🇷 @FranCerundolo saborea un momento histórico sobre la hierba de Eastbourne.@TennisTV | #RothesayInternational pic.twitter.com/mC4JERYpaN