Santa Fe (Argentina) - Primeiro brasileiro a estrear na chave principal do challenger de Santa Fe, em quadras de saibro na Argentina, Pedro Boscardin venceu seu jogo nesta segunda-feira. O catarinense de 20 anos e 418º do ranking confirmou o favoritismo diante do norte-americano Preston Brown e marcou as parciais de 7/6 (7-5) e 6/3.
Boscardin é o oitavo cabeça de chave do torneio e marcou sua sétima vitória em challengers na temporada. A vitória na estreia rende 4 pontos na ATP. Seu adversário nas oitavas será Bruno Kuzuhara, que é nascido em São Paulo e filho de brasileiros, mas vive nos Estados Unidos desde e a infância e joga como norte-americano no circuito. Ex-número 1 juvenil, Kuzuhara é o 624º da ATP aos 19 anos e venceu o monegasco Lucas Catarina por 6/2 e 6/4.
Já o paulista Mateus Alves foi superado na rodada de estreia pelo argentino Roman Burruchaga, terceiro cabeça de chave e 247º do ranking, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3 em 2h27 de partida. Alves, de 22 anos, ocupa atualmente a 478ª posição no ranking mundial.
Ainda nesta segunda-feira, o paulista Igor Gimenez garantiu vaga na chave principal, depois de vencer o duelo nacional contra Luis Britto por 3/6, 6/3 e 6/0. Gimenez, de 23 anos e 967º do ranking, enfrentará outro brasileiro. Ele desafia o gaúcho Eduardo Ribeiro, 320º do mundo e cabeça 6 do torneio.
O challenger de Santa Fe tem ainda mais dois brasileiros. O mineiro João Victor Loureiro desafia o argentino Mariano Navone, principal cabeça de chave. Já o paulista Gustavo Heide é o cabeça 5 e enfrenta o equatoriano vindo do quali Alvaro Guillen Meza.