* atualizado às 12h32 com adversário Lehecka
Londres (Inglaterra) - Com ótima movimentação pela sempre traiçoeira quadra de grama, o russo Daniil Medvedev está novamente nas oitavas de final de Wimbledon. O cabeça 3 perdeu seu primeiro set nesta edição, mas superou o húngaro Marton Fucsovics com alguma sobra e parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 6/3.
Na busca por uma campanha inédita no All England Club, ele enfrentará agora o tcheco Jiri Lehecka, que venceu duríssima partida contra o norte-americano e cabeça 16 Tommy Paul, por 6/2, 7/6 (7-2), 6/7 (5-7), 6/7 (9-11) e 6/2, em duelo de 3h50. Há dois anos, Medvedev foi barrado pelo polonês Hubert Hurkacz e em 2022 ficou impedido de participar de Wimbledon. Ele nunca enfrentou Lehecka, 37º do ranking.
Esta é a primeira vez que Medvedev atinge a quarta rodada de um Grand Slam desde o US Open do ano passado. Ele parou na terceira rodada do Australian Open e caiu na estreia de Roland Garros, na histórica vitória de Thiago Wild.
De qualquer forma, ele já tem 44 vitórias em seus 52 jogos realizados desde janeiro e lidera a temporada. Soma cinco troféus, entre eles os Masters de Miami e de Roma.
Tenista de bom saque e golpes firmes da base, Fucsovics começou muito bem a partida e prevaleceu sobre certa falta de ritmo de Medvedev, que como sempre jogou muito recuado da linha de base quando devolvedor.
Mas pouco a pouco o russo passou a se mexer melhor. Além de chegar bem para as passadas, também usou deixadinhas para mudar o ritmo e pegar o adversário desprevenido. Com a melhoria do primeiro saque, permitiu raras aventuras a Fucsovics, que ainda sentiu desconforto no pé no começo do quarto set e precisou ser atendido.
"Depois do primeiro set, vi que precisa jogar de forma mais decidida", analisou o russo ainda em quadra. "Já nos enfrentamos em todo tipo de torneio, é um jogador muito difícil de se enfrentar", elogiou, antes de agradecer o apoio do público. "Sei que eles querem jogos mais longos", brincou.
Esta foi a quarta vitória de Medvedev sobre o número 67º do ranking. Curiosamente, o único triunfo de Fucsovics havia sido em Grand Slam, na primeira rodada de Roland Garros de 2020, também o último confronto direto entre eles.