Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Berrettini bate Zverev, Rune salva 2 match-points
08/07/2023 às 17h55

Londres (Inglaterra) - Em seu retorno a Wimbledon dois anos depois de atingir uma inesperada final, o italiano Matteo Berrettini tem mostrado novamente uma excelente adaptação à quadra de grama. Em jogo muito duro, ele derrotou neste sábado o alemão Alexander Zverev, com parciais de 6/3, 7/6 (7-4) e 7/6 (7-5), e terá assim o direito de desafiar o cabeça 1 Carlos Alcaraz.

No ano passado, o italiano vinha de dois títulos na grama, em Stuttgart e em Queen's, mas contraiu covid às vésperas de Wimbledon e não pôde defender seu vice de 2021. Esta temporada tem sido marcada por diferentes lesões e contratempos e ele só fez um jogo preparativo na grama, tendo perdido na estreia de Stuttgart para Lorenzo Sonego.

Na partida deste sábado, Berrettini salvou break-point logo no game de abertura, mas depois se mostrou cada vez mais firme até vir a quebra no nono game. Os dois sets seguintes não viram quebras. No segundo, nem break-points, porém o italiano abriu rapidamente vantagem no desempate. Na terceira série, Zverev evitou 0-40 no oitavo game que poderia ter abreviado a partida, mas não sacou bem outra vez no tiebreak.

Curiosamente, Berrettini teve aproveitamento de primeiro saque bem inferior - 68 a 81% -, com números muito próximos de winners (35 a 34) e de erros (22 a 23).

Rune vira e salva match-points
Em partida que sofreu com o mau tempo em Londres, o dinamarquês Holger Rune esteve perto perto da eliminação diante de um inspirado Alejandro Davidovich Fokina. O espanhol chegou a liderar por 2 sets a 1 e teve dois match-points no quinto set, quando Rune sacou com 15-40. O match-tiebreak também foi muito equilibrado. Davidovich fez 6-2, mas permitiu 6-5. Ainda se manteve à frente até 8-6 e só cedeu o empate no 8-8. Aí perdeu o saque e Rune fechou a batalha de 3h58.

Classificado pela primeira vez às oitavas de Wimbledon - em sua estreia no ano passado nem passou da estreia -, Rune terá de esperar até domingo para conhecer o adversário. O búlgaro Grigor Dimitrov lidera com boa margem em cima do norte-americano Frances Tiafoe, por 6/2, 6/3 e 1/2.

Comentários