Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Eubanks surpreende de novo e elimina Tsitsipas
10/07/2023 às 12h43

Londres (Inglaterra) - Com desempenho espetacular na grama nas últimas três semanas, o gigante norte-americano Christopher Eubanks causou mais uma surpresa em Wimbledon, ao derrotar em cinco sets o grego e cabeça 5 Stefanos Tsitsipas, com parciais de 3/6, 7/6 (7-4), 3/6, 6/4 e 6/4.

Seu adversário nas quartas de final dentro de dois dias será o russo Daniil Medvedev, que também chega tão longe no torneio pela primeira vez. No único duelo direto entre eles, o russo ganhou, nas quartas de final do recente Masters de Miami, onde Medvedev se tornaria campeão.

Tenista de 2,01m - segundo mais alto da chave atrás de John Isner - e oriundo do circuito universitário norte-americano, Eubanks disputa seu primeiro Wimbledon. Entre 2018 e 2022, ele falhou em todos os qualificatórios disputados. Com a classificação do também russo Roman Safiullin no domingo, esta é a primeira vez na Era Aberto que dois debutantes chegam nas quartas. O último a ter feito isso era Nick Kyrgios, em 2014.

Aos 27, Eubanks acabou de ganhar o primeiro torneio de nível ATP da carreira, justamente na grama de Mallorca. Ele entrou em Wimbledon com apenas duas vitórias em Grand Slam em 10 jogos feitos, uma na Austrália e outra no US Open. Em sua campanha, virou contra Thiago Monteiro na estreia e superou em seguida o número 1 britânico e semifinalista do ano passado Cameron Norrie.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wimbledon (@wimbledon)

Com a campanha até aqui, o norte-americano garante outro salto no ranking. Ele foi ao 43º após o título na Espanha e agora chega ao 31º lugar.

Digno representante do antigo saque-voleio, Eubanks subiu 72 vezes à rede na vitória sobre Tsitsipas, vencendo 64% desses pontos. Totalizou 52 winners, entre os quais 13 aces. Curiosamente, cometeu 56 falhas, mais de três vezes do que Tsitsipas fez (17).

Depois de ser dominado no primeiro set, Eubanks precisou salvar 15-40 no quarto game da série seguinte e depois outro break-point no oitavo, o que se mostrou essencial para ganhar confiança, e foi muito firme no tiebreak. O grego se mantinha firme, conseguiu quebra solitária para fechar o terceiro set, mas o norte-americano nunca se mostrou pressionado. Ao contrário foi ele quem teve as chances de quebra no quarto set.

Empurrado pela torcida, o norte-americano começou muito bem o quinto set - o terceiro da carreira -, quebrou o grego e abriu 3/1. Boa série de devoluções levou ao empate no sexto game, mas imediatamente Eubanks obteve nova vantagem com excepcionais lances, incluindo paralela de backhand no ponto decisivo. No game final, salvou dois break-points antes de aproveitar a primeira oportunidade de liquidar a partida e impedir que Tsitsipas outra vez superasse as oitavas de Wimbledon.

Comentários