Madri (Espanha) - Garbiñe Muguruza, que se encontra afastada do circuito feminino, foi homenageada com a mais alta honraria esportiva, revelou o jornal espanhol Marca. A cerimônia aconteceu há uma semana no Chamartín Ténis Clube, na capital espanhola, onde ela desenvolveu seu jogo. Nascida na Venezuela, Muguruza recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo conferida pelo Conselho Superior do Desporto. "Muito emocionada com este reconhecimento. Sinto-me muito orgulhosa de jogar, de alcançar tantos sucessos", disse Garbiñe, ao lado de Miguel Díaz, presidente da Federação Espanhola de Ténis, e Víctor Francos, presidente do CDS.
"Queria agradecer ao presidente do CSD por ter vindo e me dado este prêmio e ao presidente da Federação, Miguel Díaz. Agradeço a minha mãe e meu companheiro, que hoje puderam vir", disse. Joguei aqui quando criança e vim treinar e fico feliz que tenha sido feito aqui. Estou feliz por viver isso neste ano sabático que estou vivendo", explicou.
A tenista conversou com a imprensa após a cerimônia, deixando claro que está focada nela e não tem pressa em voltar. "Estou gostando deste ano sabático, acho que não há problema em parar, mas não é um adeus final", disse aos jornalistas.
Campeã de Roland Garros em 2016, Muguruza anunciou no fim de maio que está noiva do modelo Arthur Borges, de 37 anos, que conheceu em Nova York em 202, e pretende se casar no próxima ano. Muguruza anunciou o noivado no fim de maio à revista Hola! A ex-número 1 do mundo contou como se conheceram. Borges era seu fã e pediu para fazer uma selfie na rua. “Meu hotel era perto do Central Park e eu estava entediada, então pensei em dar uma volta”, disse a tenista de 29 anos. “Eu saio e encontro com ele na rua. De repente, ele se vira e diz: 'Boa sorte no US Open'. Fiquei pensando: 'Uau, ele é tão bonito'”