Bastad (Suécia) - O canhoto cearense Thiago Monteiro entrou diretamente na chave do ATP 250 de Bastad, com a desistência do russo Aslan Karatsev, e vai em busca de recuperar o posto no top 100, vaga que perderá na lista desta segunda-feira por não ter defendido o título de Salzsburgo.
A estreia promete ser dura, já que o colombiano Daniel Galan vive bom momento, acaba de obter vitórias em Wimbledon e também ganhou o único duelo anterior entre eles, na Copa Davis de 2018, mas sobre piso sintético. Galan entrou na chave como 85º, mas será o 56º no próximo ranking, sua mais alta classificação.
+ Veja como ficou a chave do ATP de Bastad
Caso consiga a vitória, Monteiro tem chance de reencontrar o alemão Alexander Zverev. O cabeça 5 no saibro sueco enfrentará o mesmo eslovaco Alex Molcan a quem superou com muita facilidade no recente Roland Garros. Monteiro e Zverev já se enfrentaram duas vezes, a primeira em challenger de 2014 e a outra na Davis do ano passado, ambas também sobre a terra.
Dois top 10 pontuam a forte chave de Bastad, torneio muito tradicional e com 630 mil euros de premiação. O norueguês Casper Ruud venceu o torneio de 2021 e pode ter o argentino Tomas Etcheverry nas quartas antes de eventual encontro com Lorenzo Musetti ou Alejandro Davidovich Fokina nas quartas.
Já Andrey Rublev disputará seu 16º torneio de uma intensa temporada e está no mesmo quadrante de Zverev e Monteiro. A outra vaga na semi está entre o atual campeão Francisco Cerúndolo e o compatriota argentino Sebastian Baez. Filho do multicampeão Bjorn Borg, Leo ganhou convite, fará duelo caseiro com Elias Ymer e pode ser o adversário de Baez nas oitavas.