I went to check the controversial point between Shuai Zhang and Kiara Toth and I really don't have words for how bad the umpire was for this mark. @WTA it's really time you do something and investigate these, they can't make such big mistakes at this level. This is pure robbery pic.twitter.com/2jr6MY3tDU
— LorenaPopa 🕵️♀️🎾 (@popalorena) July 18, 2023
Budapeste (Hungria) - A chinesa Shuai Zhang passou por uma situação bastante desagradável em sua partida de estreia no WTA 250 de Budapeste. Segunda cabeça de chave do torneio húngaro no saibro, e enfrentando a convidada local Amarissa Toth, Zhang sentiu-se prejudicada por uma marcação da arbitragem e foi hostilizada pelo público. Por isso, decidiu abandonar a partida quando perdia o primeiro set por 6/5 após 58 minutos de disputa.
O incidente aconteceu quando o set estava empatado por 5/5 e a árbitra de cadeira, a francesa Morgane Lara, marcou uma bola fora que foi contestada pela chinesa. Pelas imagens da transmissão de TV, a bola de Zheng pareceu ter sido boa. Bastante incomodada com a marcação do ponto, ela chamou a supervisora do torneio, Martina Lutkova, que manteve a decisão da árbitra. Durante a discussão, uma pessoa do público começou a ofender a chinesa em inglês, chamando-a de "mentirosa", enquanto outros vaiavam e pediam que tenista fosse punida pela demora para reiniciar o jogo.
Quando a partida foi retomada, Zhang ficou ainda mais indignada depois que Toth passou o pé em cima da marca deixada pela bola anterior, apagando o registro na quadra de saibro, enquanto ria da situação. A húngara quebrou o serviço da chinesa, que abandonou a partida logo na sequência, emocionalmente abalada com toda a situação. Logo após o cumprimento, Toth ergueu os braços e comemorou a vitória. A húngara de 20 anos e 349ª do ranking enfrenta a ucraniana Kateryna Baindl.
This is so heartbreaking, she called the physio and I think she just couldn't handle the pressure and the feelings as she started crying so she retired from the match, the reaction from the crowd and especially Toth, loss for words. She didn't deserve to be treated like this 😪 pic.twitter.com/QVzqgPO7yy
— LorenaPopa 🕵️♀️🎾 (@popalorena) July 18, 2023
Pera é eliminada na estreia, Putintseva segue
Além da saída de Zheng, o torneio perdeu também sua principal cabeça de chave e atual campeã Bernarda Pera. A norte-americana, 39ª do ranking, foi eliminada na estreia pela jovem russa de 19 anos e 110ª colocada Diana Shnaider com parciais de 6/4 e 7/5. Após eliminar a favorita norte-americana, Shnaider enfrenta nas oitavas a também russa Maria Timofeeva, algoz da australiana Daria Saville por 2/6, 6/3 e 6/4.
Já a cazaque Yulia Putintseva, campeã em 2021 e cabeça 4 do torneio, venceu de virada a ucraniana Kateryna Volodko por 1/6, 6/2 e 6/1. Sua próxima adversária é norte-americana Claire Liu. Também avançou a argentina Nadia Podoroska, que bateu a australiana Storm Hunter por 1/6, 6/1 e 6/1. Ela enfrenta a tcheca Anna Siskova, algoz da russa Evgeniya Rodina por 6/3 e 6/0
Outras duas jogadoras da casa avançaram no torneio. A convidada Fanny Stollar venceu a espanhola vinda do quali Irene Burillo por 7/5 e 6/4 para desafiar a experiente alemã Tatjana Maria, quinta cabeça de chave. Já Anna Bondar venceu um duelo húngaro contra Timea Babos por 7/5, 5/7 e 6/3. Sua próxima rival é a russa Elina Avanesyan, cabeça 6 do evento.