Notícias | Dia a dia
Chinesa contesta arbitragem e abandona torneio
18/07/2023 às 17h27

Budapeste (Hungria) - A chinesa Shuai Zhang passou por uma situação bastante desagradável em sua partida de estreia no WTA 250 de Budapeste. Segunda cabeça de chave do torneio húngaro no saibro, e enfrentando a convidada local Amarissa Toth, Zhang sentiu-se prejudicada por uma marcação da arbitragem e foi hostilizada pelo público. Por isso, decidiu abandonar a partida quando perdia o primeiro set por 6/5 após 58 minutos de disputa.

O incidente aconteceu quando o set estava empatado por 5/5 e a árbitra de cadeira, a francesa Morgane Lara, marcou uma bola fora que foi contestada pela chinesa. Pelas imagens da transmissão de TV, a bola de Zheng pareceu ter sido boa. Bastante incomodada com a marcação do ponto, ela chamou a supervisora do torneio, Martina Lutkova, que manteve a decisão da árbitra. Durante a discussão, uma pessoa do público começou a ofender a chinesa em inglês, chamando-a de "mentirosa", enquanto outros vaiavam e pediam que tenista fosse punida pela demora para reiniciar o jogo.

Quando a partida foi retomada, Zhang ficou ainda mais indignada depois que Toth passou o pé em cima da marca deixada pela bola anterior, apagando o registro na quadra de saibro, enquanto ria da situação. A húngara quebrou o serviço da chinesa, que abandonou a partida logo na sequência, emocionalmente abalada com toda a situação. Logo após o cumprimento, Toth ergueu os braços e comemorou a vitória. A húngara de 20 anos e 349ª do ranking enfrenta a ucraniana Kateryna Baindl.

Pera é eliminada na estreia, Putintseva segue
Além da saída de Zheng, o torneio perdeu também sua principal cabeça de chave e atual campeã Bernarda Pera. A norte-americana, 39ª do ranking, foi eliminada na estreia pela jovem russa de 19 anos e 110ª colocada Diana Shnaider com parciais de 6/4 e 7/5. Após eliminar a favorita norte-americana, Shnaider enfrenta nas oitavas a também russa Maria Timofeeva, algoz da australiana Daria Saville por 2/6, 6/3 e 6/4.

Já a cazaque Yulia Putintseva, campeã em 2021 e cabeça 4 do torneio, venceu de virada a ucraniana Kateryna Volodko por 1/6, 6/2 e 6/1. Sua próxima adversária é norte-americana Claire Liu. Também avançou a argentina Nadia Podoroska, que bateu a australiana Storm Hunter por 1/6, 6/1 e 6/1. Ela enfrenta a tcheca Anna Siskova, algoz da russa Evgeniya Rodina por 6/3 e 6/0

Outras duas jogadoras da casa avançaram no torneio. A convidada Fanny Stollar venceu a espanhola vinda do quali Irene Burillo por 7/5 e 6/4 para desafiar a experiente alemã Tatjana Maria, quinta cabeça de chave. Já Anna Bondar venceu um duelo húngaro contra Timea Babos por 7/5, 5/7 e 6/3. Sua próxima rival é a russa Elina Avanesyan, cabeça 6 do evento.

Comentários