Bastad (Suécia) - Os dois principais cabeças de chave do ATP 250 de Bastad venceram suas partidas de estreia nesta quinta-feira. O número 4 do mundo Casper Ruud tenta repetir a conquista de dois anos atrás, enquanto o sétimo colocado Andrey Rublev ainda luta por um título inédito no torneio sueco em quadras de saibro.
Ruud venceu o russo Alexander Shevchenko por 6/2 e 6/4 em apenas 1h19 de partida. O norueguês conseguiu quatro quebras de serviço e perdeu o saque apenas uma vez em seu jogo de estreia. Seu adversário nas quartas será o austríaco Sebastian Ofner, 58º do ranking, que derrotou o espanhol Bernabe Zapata por 4/6, 6/4 e 6/4.
Eyes on the prize 💥@CasperRuud98 reaches his 42nd ATP QF, outlasting Shevchenko 6-2 6-4 in Bastad.@NordeaOpen pic.twitter.com/7ui1sVEg2a
— Tennis TV (@TennisTV) July 20, 2023
Já Andrey Rublev levou a melhor no duelo russo contra Pavel Kotov, 89º do ranking, por 6/3 e 7/6 (7-4). Depois de sair perdendo por 2/0, Rublev se recuperou no primeiro set com duas quebras. Já na parcial seguinte, ele também precisou mostrar poder de reação, já que perdia por 5/2, mas forçou o tiebreak e definiu a disputa em sets diretos.
Rublev é o próximo adversário do alemão Alexander Zverev, algoz do brasileiro Thiago Monteiro com parciais de 6/1 e 6/0. Zverev lidera com folga o histórico de confrontos contra o russo, tendo vencido cinco dos seis jogos anteriores entre eles.
Nos outros duelos das quartas, os argentinos Federico Coria e Francisco Cerúndolo, atual campeão do torneio, se enfrentam, enquanto o italiano Lorenzo Musetti joga contra o austríaco vindo do quali Filip Misolic.