Palermo (Itália) - Com muito apoio da torcida nesta sexta-feira, a italiana Jasmine Paolini conseguiu um grande resultado para chegar à semifinal do WTA 250 de Palermo, em quadras de saibro. A jogadora de 27 anos e 52ª do ranking eliminou a russa Daria Kasatkina, principal cabeça de chave e número 11 do mundo, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3 em 2h25 de partida.
Paolini disputará a semifinal de Palermo pelo segundo ano consecutivo. A italiana tem apenas um título de WTA, conquistado há duas temporadas em Portoroz. Ela também tem um vice-campeonato nas quadras duras e cobertas de Cluj-Napoca, no ano passado.
Depois de começar a partida vencendo por 4/0, Paolini permitiu a reação de Kasatkina, mas voltou a quebrar no fim do primeiro set. A russa, que já vinha crescendo na partida, conseguiu duas quebras para vencer a segunda parcial, e ainda chegou a liderar o set decisivo por 3/1. Paolini escapou de 0-40 para confirmar o serviço e assumiu o controle da partida, vencendo os útlimos cinco games.
First semifinal of the year! 🙌
— wta (@WTA) July 21, 2023
Paolini defeats the no. 1 seed Kasatkina 6-4, 4-6, 6-3 to earn her spot in the semis against Sorribes Tormo. #PLO23 | @LadiesOpenPA pic.twitter.com/rDXpSruzbA
"É sempre especial jogar aqui. Daria é uma jogadora muito consistente e é sempre difícil enfrentá-la", disse Paolini, que marcou sua terceira vitória em cinco jogos contra Kasatkina no circuito. "Estou muito feliz com meu nível de tênis. Bater a número 11 do mundo não é nada mal".
A adversária da italiana na semifinal será a espanhola Sara Sorribes, de 26 anos e 51ª do ranking, que venceu a francesa Clara Burel por 6/1 e 7/6 (8-6). Sorribes tem apenas um título de WTA, no piso duro de Guadalajara em 2021 e busca sua segunda final. A espanhola venceu o único duelo anterior contra a italiana, disputado ainda em 2015.
Zheng e Sherif avançam às semifinais
Segunda cabeça de chave em Palermo, a chinesa Qinwen Zheng segue na luta por seu primeiro título de WTA. A jovem de 20 anos e 26ª do ranking venceu a norte-americana Emma Navarro por 6/4 e 6/2 em apenas 1h20 de partida. Com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, ela fez 21 a 8 nos winners.
"Estava mais confortável em relação à minha última partida. Minha adversária jogou bem, bate muito forte na bola. O primeiro set foi difícil, mas fico muito feliz por ter lidado bem com isso e com a minha performance de hoje", disse Zheng, que tem apenas uma final de WTA na carreira, em Tóquio no ano passado.
Zheng terá na semifinal um confronto inédito contra a egípcia Mayar Sherif, cabeça 3 do evento e 38ª do ranking, que venceu a colombiana Camila Osorio por 6/4 e 6/1. Sherif tem um título de WTA 250 conquistado no ano passado em Parma e jogou mais uma final em Cluj em 2021. Recentemente, a egípcia ganhou dois WTA 125 seguidos, em Makarska e Valencia, e também fez quartas no WTA 1000 de Madri.