Palermo (Itália) - Uma das sensações a nova geração do tênis feminino chinês, Qinwen Zheng ganhou convite, entrou como cabeça 2 e cumpriu até aqui a meta. Ela derrotou neste sábado a egípcia Mayar Sherif, por 6/4, 4/6 e 6/1, e pela segunda vez vai buscar o primeiro título de WTA da curta carreira.
Para isso, Zheng terá de impedir a festa italiana em Palermo, depois que Jasmine Paolini superou a espanhola Sara Sorribes, por 7/6 (8-6) e 6/0.
Paolini tirou a cabeça 1 Daria Kasatkina nas quartas e tenta ser a quarta jogadora da casa a levantar o troféu do torneio, seguindo os passos de Roberta Vinci, Flavia Pennetta e Sara Errani.
Aos 20 anos e número 26 do ranking nesta semana, Zheng já figurou como 18ª. Ela fixou residência e treinamento em Barcelona e assim é uma tenista bem adaptada ao saibro. No ano passado, ela chegou na final de Tóquio, sobre quadra dura, mas ficou com o vice. Esta foi a 19ª vitória de sua temporada em 32 partidas realizadas.
Paolini já tem 27 anos. Com 1,63m, figura no 52º posto do ranking, 10 abaixo de sua melhor marca pessoal. Há dois anos, faturou o WTA de Portoroz e no ano passado fez final em Cluj-Napoca. Tem agora nove vitórias em 21 jogos de nível WTA desde janeiro.