Bastad (Suécia) - O russo Andrey Rublev ainda não sabe o que é perder para o norueguês Casper Ruud sobre uma quadra de saibro. O número 7 do ranking marcou neste domingo sua quarta vitória sobre o cabeça 1 da semana sobre a terra batida, desta vez para conquistar o ATP 250 de Bastad.
Depois de um primeiro set muito apertado em que houve chances para os dois lados, Rublev disparou no placar e fechou o placar com as parciais de 7/6 (7-3) e 6/0, depois de ter aberto 4/0.
A ruthless display! 👏
The moment @AndreyRublev97 won his second title of the season#NordeaOpen pic.twitter.com/jV5QsNZ2SK— Tennis TV (@TennisTV) July 23, 2023
Rublev conquista assim o segundo título da temporada, juntando ao do Masters 1000 de Monte Carlo em abril, e agora soma 14 na carreira. Os 250 pontos não serão suficientes para lhe dar evolução no ranking, mas ele fica agora a apenas 95 pontos do dinamarquês Holger Rune, que desistiu de jogar em Umag, enquanto o russo será o cabeça 2 no ATP 500 de Hamburgo.
Aos 25 anos, Rublev soma agora 38 vitórias em 52 jogos já feitos desde janeiro, sendo 18 vitórias de 22 jogos feitos sobre a terra batida. Rublev fez outras três finais em diferentes pisos nesta temporada, mas perdeu no duro de Dubai, no saibro de Banja Luka e na grama de Halle.
Definition of wrong foot ⚡️#NordeaOpen pic.twitter.com/UJpqSARvK0
— Tennis TV (@TennisTV) July 23, 2023
Primeiro set decisivo
Na nona final entre dois adversários top 10 da temporada - e a primeira em nível 250 - Rublev entrou em quadra com histórico favorável de quatro vitórias em seis confrontos diante de Ruud.
O primeiro set foi muito equilibrado. Rublev obteve quebra no quinto game com um jogo bem agressivo e ótimos backhands na paralela, mas Ruud reagiu e empatou por 4/4 impondo seu forehand. O nono game então foi muito longo, com cinco igualdades e dois break-points perdidos por Ruud, o que se mostrariam essenciais.
Rublev abriu 3-1 no tiebreak e daí em diante foi absoluto em quadra. Perdeu só dois pontos com o saque até fazer 4/0 diante de um adversário bem mais falho e só teve trabalho no quinto game, quando Ruud tentou reagir mas não aproveitou as duas chances de quebra.