Hamburgo (Alemanha) - O paranaense Thiago Wild não conseguiu manter o embalo após furar o quali do ATP 500 de Hamburgo. Fazendo sua estreia na chave principal nesta terça-feira, ele teve pela frente o lucky-loser eslovaco Jozef Kovalik e acabou eliminado em sets diretos, caindo com o placar final de 7/6 (8-6) e 6/4, depois de 1h54 de confronto.
Substituto do peruano Juan Pablo Varillas, que desistiu do torneio em cima da hora, Kovalik aproveitou muito bem a oportunidade e se garantiu na segunda rodada. Ele enfrentará na próxima partida o italiano Lorenzo Musetti, atual campeão, que fez valer a condição de cabeça de chave 3 e bateu o quali sueco Elias Ymer com parciais de 6/4 e 6/1.
Algoz de Wild, o eslovaco de 30 anos e atual 172 do mundo havia perdido na última rodada do quali justamente para Ymer, com quem poderia cruzar na segunda fase. Kovalik consegue assim ir mais longe que o sueco na chave principal e tentará agora superar Musetti, outro feito que o rival não conseguiu.
O primeiro set da partida entre Kovalik e Wild foi o mais equilibrado, com o eslovaco conseguindo uma quebra no quarto game e seguindo com a vantagem até sacar em 5/3 para fechar, quando perdeu três set-points, salvou dois break-points, mas sucumbiu no terceiro e perdeu o serviço. A definição foi então para o tiebreak, no qual o brasileiro teve um set-point, mas acabou levando a pior.
Wild não teve muitas chances na segunda parcial, terminando sem um break-point sequer a seu favor. Ele também não deixou muitas oportunidades para Kovalik, mas bastou um game ruim de saque para enfrentar 0-40 e ser quebrado no quinto, Depois disso, o eslovaco administrou a vantagem até o final e ficou com a vitória por 2 a 0.
Com a derrota na segunda-feira de Thiago Monteiro, o paranaense voltará a ser o número 1 do Brasil na ATP na próxima semana. Wild está provisoriamente uma colocação à frente do canhoto cearense, aparecendo no 117º lugar, mas ainda podendo ser ultrapassado por outros rivais. A diferença entre os dois brasileiros ficará em apenas 4 pontos.