Praga (República Tcheca) - A romena Jaqueline Cristian protagonizou uma surpresa logo na primeira rodada do WTA 250 de Praga. Ela eliminou a tcheca Marie Bouzkova, principal cabeça de chave e atual campeã do torneio, ao vencer uma longa partida de 2h47 com as parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.
Cristian, de 25 anos é a atual 122ª do ranking e tem como melhor marca da carreira o 58º lugar, alcançado no início do ano passado. Ela passou seis meses sem jogar por lesão no joelho direito e voltou ao circuito no fim de 2022. Recentemente, em Wimbledon, ela fez um duelo de três sets contra Beatriz Haddad Maia. Sua próxima adversária virá do jogo entre a tcheca Barbora Palicova e a colombiana Emiliana Arango.
Já Bouzkova teve descontados nesta segunda-feira os 280 pontos do título do ano passado em Praga. E por isso, perdeu dez posições. Dessa forma, a tcheca de 25 anos aparece agora no 39º lugar. Ela vinha de boa campanha em Wimbledon, onde chegou às oitavas.
Um confronto já definido para as oitavas é entre a japonesa Nao Hibino e a eslovaca Viktoria Hruncakova. Nesta segunda-feira, Hibino venceu a italiana Sara Errani por 7/5, 3/6 e 6/4. Já Hruncakova passou pela chinesa Xinyu Wang, cabeça 7 do evento, por 3/6, 6/3 e 7/6 (7-5).
Ainda no primeiro dia de jogos, Kateryna Baindl venceu um duelo ucraniano contra Dayana Yastremska por 6/4, 2/6 e 6/2. Baindl pode enfrentar a alemã Jule Niemeier ou a britânica Heather Watson. Já alemã Tamara Korpatsch marcou 6/2 e 6/4 contra a búlgara Viktoriya Tomova. Sua próxima rival pode ser a chinesa Lin Zhu, segunda cabeça de chave, ou a belga Yanina Wickmayer.
Já a partida entre a francesa Alizé Cornet e a jovem tcheca de 18 anos Lucie Havlickova foi suspensa por falta de luz natural quando Cornet vencia por 6/4 e 4/2. Sua próxima rival pode ser a italiana Lucrezia Stefanini ou a estoniana Kaia Kanepi.