Washington (EUA) - Pela segunda rodada seguida, o britânico Daniel Evans fez uma exibição de primeiríssima qualidade no ATP 500 de Washington e com isso ganhou o direito de decidir o título neste domingo. Apesar de desconforto no joelho direito, ele superou o búlgaro Grigor Dimitrov numa noite de 28 graus e 73% de umidade, anotando as parciais de 6/3 e 7/6 (7-4). A inesperada decisão será contra o holandês Tallon Griekspoor, outra surpresa da semana.
Na abertura da programação, Griekspoor obteve sua primeira vitória sobre um top 10 em sua décima tentativa e derrotou de virada o cabeça 1 Taylor Fritz, por 3/6, 6/3 e 6/2. O holandês de 27 anos vai em busca do terceiro título desta temporada, depois de ter vencido os 250 de Pune e de ‘s-Hertogenbosch. Atual 37º colocado, ele poderá avançar até 12 posições e com isso certamente terá a mais alta classificação da carreira.
Fastest hands in DC 💨@Griekii | #MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/zl2IAta4tP
— Mubadala Citi DC Open (@mubadalacitidc) August 6, 2023
Fritz vinha do título em Atlanta na semana passada e só havia perdido dois games de serviço nessa sequência de sete vitórias. Ele no entanto ganhou apenas duas das oito semifinais realizadas nesta temporada e tentava ser o primeiro tenista da casa a ganhar o tradicional torneio da capital americana desde que Andy Roddick ganhou de John Isner, em 2007.
Na partida deste sábado, Fritz começou melhor e precisou salvar cinco break-points antes de fechar o primeiro set. O holandês enfim conseguiu a quebra no oitavo game do segundo set, fechou na terceira tentativa e daí em diante cresceu muito na partida. Após quatro games tranquilos para os sacadores na série final, ele devolveu bem e dominou os games finais, tendo cedido apenas dois pontos com seu saque no terceiro set.
A drop shot *that* good to set up match point?
— Tennis TV (@TennisTV) August 6, 2023
Ridiculous from Dan Evans at #MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/OFU5SeuOzZ
A segunda semifinal foi um duelo de ataques e defesas constantes, em que Evans usou com maestria seus slices de backhand para manter a bola baixa e dificuldades os ataques do búlgaro, que falhou com seu forehand na reta final do primeiro set. A outra série não viu quebras, mas o britânico sempre deu mais trabalho ao adversário, tendo aberto vantagens que Dimitrov conseguiu contornar. No desempate, no entanto, Dimitrov se apressou e Evans obteve mais duas ótimas jogadas para concluir a partida.
Aos 33 anos, Evans disputou sua terceira semi na temporada - as duas anteriores foram no saibro - e enfim avançou para tentar o segundo troféu de ATP da carreira, 30 meses depois do primeiro, em Melbourne de 2021. Por enquanto, ele volta a ocupar o 22º posto do ranking, repetindo sua mais alta posição da carreira, e em caso de título será o 21º colocado.
Evans ganhou os dois confrontos diante de Griekspoor, ambos no ano passado e sobre quadra dura, o primeiro na Antuérpia e o outro na fase final da Copa Davis. O vencedor em Washington embolsa US$ 353 mil.